Começou no início do mês o prazo para entrega da declaração do Imposto de renda 2020. E na última segunda-feira (9) foi liberado a consulta ao lote multiexercício de restituição do IR que contempla declarações residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2019.
O montante que chega ao total de R$240 milhões, será distribuído para 72.546 mil contribuintes no dia 16 desse mês de março. R$104,186 milhões de crédito bancário serão direcionados para pessoas com prioridade de recebimento. Conforme a lista:
- 1.848 idosos acima de 80 anos;
- 11.528 entre 60 e 79 anos;
- 1.621 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 5.667 contribuintes em que maior fonte de renda seja o magistério.
O contribuinte que deseja saber se já teve a restituição do IR liberada pode entrar no site da Receita, ou verificar pelo ReceitaFone ligando para 146.
Leia Mais: Restituição do IRPF 2020 pode ser antecipada? Saiba como conseguir
Consultando o site da Receita, o cidadão pode conferir o extrato da declaração e analisar se aconteceu algum erro nos dados que foram processados.
Caso isso venha a se confirmar, é possível fazer uma avaliação própria dos erros e providenciar a auto regularização, por meio da entrega de uma declaração retificadora.
Nos dias de hoje, o celular se tornou a grande ferramenta de acesso a internet, por isso, se o contribuinte preferir pode usar o aplicativo para tablets e smartphones, um modo de facilitar consultas às declarações do IRPF e a situação no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.
No App você pode consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Fique atento ao prazo! A restituição vai ficar disponível no banco durante um ano. Caso não faça o saque nesse período, deverá preencher um requerimento, através da internet, por meio de um Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou de forma direta no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Leia Mais: IPTU Campina Grande 2020 ganha nova data de vencimento
Se tiver direito ao valor, mas acontecer do valor não ser creditado, o contribuinte pode se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil. Ou ligar para a Central de Atendimento no telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para fazer o agendamento do crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome para qualquer banco.