Pagar o cartão de crédito com FGTS? Governo estuda a opção

Novas possibilidades para o uso do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, estão sendo estudadas pelo governo federal. A expectativa é de utilizar o valor em contas como garantia para operações com cartão de crédito.

Pagar o cartão de crédito com FGTS? Governo estuda a opção (Reprodução/Internet)
Pagar o cartão de crédito com FGTS? Governo estuda a opção (Imagem: Reprodução/Internet)

Mas os detalhes sobre a operação ainda não foram divulgados. Além disto, pontos relacionados sobre o seu lançamento e as transações nas quais serão beneficiadas não foram pontuadas. As informações são do secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, do Ministério da Economia.

Leia Também: FGTS poderá ser usado em mais uma modalidade de consumo

O secretário ainda destaca que as taxas com a garantia dos recursos do fundo poderão cair. Por isto, governo estuda medida para tentar reduzir índice cobrado do consumidor final e aumentar oferta de crédito no mercado.

Vale ressaltar que o juro rotativo cobrado no cartão de crédito chegou a 316,8% ao ano, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central correspondente ao mês de janeiro.

A cobrança deste tipo de juros é pontuada em operações nos quais houveram o pagamento mínimo da fatura. Desta forma, BC avalia que esta se torna uma das taxas mais elevadas em análise pela instituição.

Durante a entrevista ao Estado, o secretário ainda destacou que a regulamentação do crédito consignado que considera a antecipação dos valores do saque-aniversário ainda previsa ser aprovada pelo Conselho Curador do FGTS.

A expectativa é que seja aprovada até o final deste mês pelo Conselho, uma vez que a minuta da regulamentação já está pronta.

Leia Também: Aumento do BPC pode ser prorrogado para 2021 por ordem do governo

Com a implementação, governo espera um aumento do crédito com potencial imediato de gerar R$ 11 bilhões em empréstimos. De acordo com o secretário, 2,66 milhões de cotistas do fundo aderiram a modalidade do saque-aniversário.

Vale ressaltar que esta nova medida não será definida como um saque adicional do FGTS. E, por isto, segundo avaliação do secretário não pode ser considerada uma medida de estímulo ao crescimento.

Mais informações sobre o uso do FGTS no pagamento do cartão de crédito devem ser lançadas em breve. Depois que tudo for resolvido pelo governo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.