Atenção, motoristas de Brasília. Um erro na leitura do código de barras dos boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA DF) 2020 fez com que os carnês fossem invalidados. O comunicado oficial foi feito essa semana, quando o Banco de Brasília (BRB) informou que serão enviadas novas versões da cobrança. No entanto, o erro não se aplicará para todas as categorias, receberão a segunda via apenas os proprietários de veículos com placas terminadas em 3 e 4.
Segundo os representantes, a necessidade do reenvio ocorreu graças a um erro de processamento do código de barras. Os pagamentos não estavam sendo contabilizados e haviam queixas de não rastreamento para quem tentou quitar o débito online.
Desse modo, os novos boletos passarão a ser entregues ainda hoje (12) até essa sexta-feira (13). A nova versão contará com a cobrança da primeira parcela, mas os valores de juros e multa para aqueles que estão em atraso. O prazo de vencimento será até o dia 19 desse mês.
Leia também: IPVA 2020 SP: começa nesta quarta-feira o vencimento da 3° parcela
Quanto aos demais números das placas, o BRB informou que não houve erro da leitura do código e por isso os grupos não serão afetados. Para eles, as datas de pagamento continuam as mesmas, já divulgadas pela gestão municipal.
Calendário para pagamento da 2° e 3° parcela do IPVA DF 2020:
- Números 1 e 2: 16/3 e 13/4
- Números 3 e 4: 17/3 e 14/4
- Números 5 e 6: 18/3 e 15/4
- Números 7 e 8: 19/3 e 16/4
- Números 9 e 0: 20/3 e 17/4
Como pagar
Para poder pagar o IPVA, o motorista pode contar com a opção digital ou física. No modelo online, basta rastrear o código de barras por meio do leitor disponível nos aplicativos das instituições financeiras. Além disso, também é possível copiar o número do carnê e zera-lo pela ferramenta.
Leia também: IPTU Vilhena 2020: prazo para solicitar isenção termina dia 16
Porém, quem preferir pagar em uma unidade física, é só ir até a agência do banco que desejar com o carnê em mãos. Em ambos os casos, recomenda-se que o comprovante de quitação seja guardado para casos de erros de sistema e não contabilização do mesmo.