Benefícios do INSS são adiantados no Guarujá; saiba como receber

Fortes chuvas no estado de São Paulo fazem com que os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sejam antecipados. A liberação, anunciada oficialmente por meio de uma publicação no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (11), tem como objetivo ajudar os moradores da baixada Santista que perderam seus bens por causa da enchente. Segundo o governo federal e estadual, além da mudança no calendário dos benefícios do INSS, outras medidas estão sendo analisadas para conter a situação.

Benefícios do INSS são adiantados no Guarujá; saiba como receber (Imagem: Reprodução - Google)
Benefícios do INSS são adiantados no Guarujá; saiba como receber (Imagem: Reprodução – Google)

Em parceria com o Ministério da Cidadania, a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho será a responsável pela organização dos benefícios. A ideia é que todos os cadastrados passem a receber os valores no primeiro dia útil de cada mês, realizando os saques nas agências bancárias fornecidas em seus registros.

Entre as cidades beneficiadas, o Guarujá contará com reforços ainda maiores. Além do pagamento do Benefício da Prestação Continuada, a região terá privilégio nas filas de análise do INSS.

Leia também: BPC: saiba quem recebe o benefício antecipado esse mês

O governo informou que o instituto deverá colocar os beneficiários residentes do município à frente na aprovação dos auxílios, de modo que eles possam receber os valores o mais rápido possível.

Fica o INSS autorizado a dar atendimento prioritário na análise e conclusão dos requerimentos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais, em relação aos beneficiários domiciliados no município de Guarujá, no Estado de São Paulo, ainda que requeridos em outros municípios, sem prejuízo da observância das prioridades legais”, determina a portaria.

Para poder administrar a ação, o INSS e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), precisarão reconfigurar seus sistemas ainda nos próximos dias.

Leia também: Ministério da Cidadania diminuí orçamento e atinge Bolsa Família

Quanto a organização das despesas nos cofres públicos, a antecipação dos benefícios do INSS deverá ser ressarcida em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da liberação.

Número de vítimas

Desde o início do mês, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já registraram 44 mortes, ocasionadas por deslizamentos. Além disso, ainda há 34 desaparecidos.

Para poder conter o número de vítimas, o governo municipal do Guarujá decidiu interditar cerca de 477 moradias que estão localizadas em zona de risco. A prefeitura continuará fiscalizando e agirá em parceria com o estado para possível novas ações.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA