Benefícios do INSS são adiantados no Guarujá; saiba como receber

Fortes chuvas no estado de São Paulo fazem com que os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sejam antecipados. A liberação, anunciada oficialmente por meio de uma publicação no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (11), tem como objetivo ajudar os moradores da baixada Santista que perderam seus bens por causa da enchente. Segundo o governo federal e estadual, além da mudança no calendário dos benefícios do INSS, outras medidas estão sendo analisadas para conter a situação.

Benefícios do INSS são adiantados no Guarujá; saiba como receber (Imagem: Reprodução - Google)
Benefícios do INSS são adiantados no Guarujá; saiba como receber (Imagem: Reprodução – Google)

Em parceria com o Ministério da Cidadania, a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho será a responsável pela organização dos benefícios. A ideia é que todos os cadastrados passem a receber os valores no primeiro dia útil de cada mês, realizando os saques nas agências bancárias fornecidas em seus registros.

Entre as cidades beneficiadas, o Guarujá contará com reforços ainda maiores. Além do pagamento do Benefício da Prestação Continuada, a região terá privilégio nas filas de análise do INSS.

Leia também: BPC: saiba quem recebe o benefício antecipado esse mês

O governo informou que o instituto deverá colocar os beneficiários residentes do município à frente na aprovação dos auxílios, de modo que eles possam receber os valores o mais rápido possível.

Fica o INSS autorizado a dar atendimento prioritário na análise e conclusão dos requerimentos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais, em relação aos beneficiários domiciliados no município de Guarujá, no Estado de São Paulo, ainda que requeridos em outros municípios, sem prejuízo da observância das prioridades legais”, determina a portaria.

Para poder administrar a ação, o INSS e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), precisarão reconfigurar seus sistemas ainda nos próximos dias.

Leia também: Ministério da Cidadania diminuí orçamento e atinge Bolsa Família

Quanto a organização das despesas nos cofres públicos, a antecipação dos benefícios do INSS deverá ser ressarcida em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da liberação.

Número de vítimas

Desde o início do mês, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já registraram 44 mortes, ocasionadas por deslizamentos. Além disso, ainda há 34 desaparecidos.

Para poder conter o número de vítimas, o governo municipal do Guarujá decidiu interditar cerca de 477 moradias que estão localizadas em zona de risco. A prefeitura continuará fiscalizando e agirá em parceria com o estado para possível novas ações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.