BPC: saiba quem recebe o benefício antecipado esse mês

Governo Federal anuncia a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os moradores do município do Guarujá, localizado na Baixada Santista. O motivo da liberação está associado as fortes chuvas que causaram desastres na região. Com o pagamento, as famílias que tiveram seus lares devastados poderão dar início ao processo de recuperação de bens.

BPC: saiba quem recebe o benefício antecipado esse mês (Imagem: Reprodução - Google)
BPC: saiba quem recebe o benefício antecipado esse mês (Imagem: Reprodução – Google)

Além do BPC, serão liberados também os valores referentes a previdência e demais auxílios do INSS. A ideia é que os recursos possam ajudar as vítimas que encontram-se em estado de calamidade pública.

Leia também: Saque do Bolsa Família dos atingidos por chuvas já foi liberado!

Até que as chuvas se estabilizem e a região retome a situação normal, os pagamentos dos auxílios passarão a ser feitos fora do calendário oficial. A primeira rodada da liberação acontecerá hoje (11) e já foi validada por meio de uma portaria conjunta dos ministérios da Economia e da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União desta manhã.

Segundo o texto, as vítimas deverão sacar seus recursos a partir do primeiro dia útil dos próximos meses e “mediante opção do beneficiário, o valor correspondente a uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial a que tem direito, excetuado os casos de benefícios temporários”.

Ainda conforme o documento, “a quantia antecipada deverá ser ressarcida em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação, mediante desconto da renda do benefício e, dada a natureza da operação, sem qualquer custo ou correção”.

Calamidade pública

Segundo a gestão pública de São Paulo, desde o início do ano, com a chegada das chuvas a Baixada Santista já registrou 44 mortes e 34 desaparecimentos. A maioria das vítimas reside na cidade do Guarujá, região mais afetada.

Leia também: FGTS imediato: ainda há R$14,8 bilhões para ser sacado

Já em Santos, foram contabilizadas 8 mortes. Em São Vicente, três. O número atual de desabrigados é de 328 no Guarujá e de 185 em Santos.

Além de São Paulo, demais regiões do país também foram afetadas com as enchentes. Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, entre outras, tiveram municípios devastados.

Os locais também contaram com a ajuda do poder público, que antecipou o pagamento de benefícios como o BPC, auxílios do INSS e Bolsa Família.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.