Cooperativas de crédito devem receber projeto de incentivo

Mercado crediário brasileiro receberá projetos de fomento. Nessa terça-feira (10), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se reuniu com uma equipe de parlamentares e empresários para estruturar uma medida provisória que tem como objetivo incentivar o setor de cooperativas de crédito. O texto, de autoria do deputado Arnaldo Jardim, ainda está sendo estruturado e deverá ser lançado nas próximas semanas.

Cooperativas de crédito devem receber projeto de incentivo (Imagem: Reprodução - Google)
Cooperativas de crédito devem receber projeto de incentivo (Imagem: Reprodução – Google)

Durante sua fala, Campos defendeu que a ação resultará em melhorias para o segmento. Segundo ele, com as propostas, o mercado poderá se tornar ainda mais competitivo e movimentar maiores recursos.

“Especificamente em relação à participação das cooperativas no crédito, enquanto objetivamos elevá-la dos 8% registrados em 2018, para 20% em 2022, outros países já têm atualmente percentual mais elevado. A Alemanha tem 20%; a Holanda tem 39% e a França, 60%”, defendeu.

Leia também: Banco Central faz lançamento visando educação financeira

A pauta já vem sendo debatida entre as reuniões do Banco Central desde o ano passado, levando em consideração o desejo da instituição de modernizar o sistema financeiro nacional. Entre as sugestões, o documento propõe mudanças de gestão e governança no Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e no Banco Central.

Após a reunião com os parlamentares, Campos Neto encontrou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para entregar o texto da proposta.

Arnaldo Jardim, delator, esteve presente e garantiu que irá buscar por apoio dos demais colegas de banca para que a tramitação do projeto ocorra da forma mais rápido possível.

Ele (Rodrigo Maia) considera o assunto estratégico para fomentar o cooperativismo de crédito e que o processo de construção foi muito equilibrado. Isso facilita muito a convergência. Há anuência do Executivo, há a nossa construção do legislativo e o segmento todo apoia – explicou o deputado.

Leia também: Crise do Bolsa Família afeta drasticamente as mulheres

Para defender seu projeto, Arnaldo relembrou que há mais de 11 anos o Senado tenta instaurar ações de fomento para as cooperativas de crédito, mas que até então nenhuma proposta se enquadrou nos interesses políticos.

— Todas as medidas vão no sentido de reforçar a transparência, as regras de governança e qualificar as cooperativas para ter um papel crescente — afirmou o deputado.

Segundo o parlamentar, se aprovado, o texto proporcionará melhoras não só para o setor econômico, como para a população que passará a ter um maior poder de compra e venda, além de diminuir a burocratização nos bancos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.