Crise do Bolsa Família afeta drasticamente as mulheres

Iniciada desde o ano passado, crise no Bolsa Família faz com que as mulheres sejam as mais afetadas. Uma reportagem especial da Folha de São Paulo apresentou a realidade de uma série de mães que tiveram seus benefícios cortados sem aviso prévio. Segundo a maioria delas, ao entrarem em contato com a equipe administrativa do programa, foram informadas de que não há previsão de retorno.

Crise do Bolsa Família afeta principalmente as mulheres (Foto: Google)
Crise do Bolsa Família afeta drasticamente as mulheres (Foto: Google)

A redução dos auxílios vem sendo realizada desde o início da gestão do atual presidente Jair Bolsonaro. Ao assumir seu cargo, o parlamentar informou que sua equipe começaria a realizar uma espécie de investigação nos dados registrados no Cadastro Único, tendo como objetivo reduzir o número de fraudes no programa.

Intitulada de ação pente-fino, a medida resultou no desligamento de milhares de famílias, no entanto muitas questionam os motivos, afirmando que suas informações condizem com as regras exigidas para ser um beneficiário.

Leia também: Regras do Bolsa Família são reforçadas pela prefeitura de Andradas; confira!

É o caso da auxiliar de limpeza, Eureni, moradora da cidade de São Paulo que cedeu entrevista à Folha.

Mãe de duas meninas, a paulistana contava com os R$ 178 do projeto para ajudar na despesa das crianças. Segundo ela, seu benefício foi cancelado enquanto tentou atualizar os dados. Ela afirma que acredita que o entrevistador tenha registrado seus dados errados propositalmente para que o pagamento fosse suspenso.

“Quando a mulher está gestante ou amamentando, deve receber um acréscimo. Em vez de receber, foi cortado”, alegou.

Mediante a situação, Eureni deu entrada em um processo judicial e vem mantendo as filhas com ajuda de familiares e colegas, tendo em vista que está desempregada. Enquanto aguarda o resultado, afirma que tem sido momentos difíceis, sem previsão de melhora.

Além dela, a reportagem apresentou a realidade de diversas mulheres que também tiveram os acréscimos da maternidade cortados. É válido ressaltar que, para as gestantes e lactantes o Bolsa Família oferece um auxílio extra, disponibilizado para mães e filhos, de modo que ajude no desenvolvimento da criança e recuperação da genitora.

O que diz o Ministério da Cidadania sobre a crise no Bolsa Família

Questionado, o ministério informou que os cancelamentos estão sendo realizados para garantir o melhor desenvolvimento do programa. Os gestores alegam que ao afastar os beneficiários com erros no cadastro, os cofres públicos terão mais recursos para poder aceitar novas famílias.

Leia também: Calendário de restituição do IRPF 2020 já tem datas definidas

No entanto, até mesmo a aceitação de cadastros está travada e sem previsão de retorno. Segundo Onyx Lorenzoni, atual ministro da cidadania, o programa só passará a receber novos beneficiários após a conclusão do pente fino.

Estima-se que a crise do Bolsa Família que impede novos inscritos, já tenha somado uma fila de pelo menos 3 milhões de pessoas aguardando aceitação.

E mais, novas investigações sobre os cuidados com o programa foram tomadas nessa semana quando deputados e senadores tiveram acesso aos dados que mostram a partilha dos benefícios feita de forma desigual.

No mês de janeiro deste ano, a região nordeste que ocupava a posição mais pobre no ranking de beneficiários, recebeu apenas 3% de novas entradas no programa. Enquanto Sul e Sudeste ficaram com 75%.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.