Banco Central faz lançamento visando educação financeira

Com o objetivo de promover uma reeducação financeira, o Banco Central anunciou nessa quarta-feira (4), sua nova plataforma digital. A ferramenta Minha Vida Financeira permitirá que os usuários, de qualquer instituição, possam fazer um acompanhamento e monitoramento de suas economias.

Banco Central faz lançamento visando educação financeira
Banco Central faz lançamento visando educação financeira (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder acessar o serviço, é preciso criar um cadastro na página, fornecendo nome completo, número de documentação e dados bancários.

Leia também: Alívio! Taxa do cheque especial não deve ser cobrada por todos os bancos

Na sequência, o Banco Central irá gerar uma espécie de relatório onde o usuário terá acesso a todas as transições ligadas ao seu nome. Desde dividas até novos contratos e propostas em programas econômicos.

“O foco da página é permitir que essas informações sejam acessadas de maneira mais fácil pelos usuários – antes, o conteúdo estava disperso pelo site do BC, o que dificultava a consulta pelos interessados”, afirmou João Paulo Borges, chefe de subunidade no Departamento de Atendimento ao Cidadão.

Para facilitar o acesso, o portal contará com categorias especificas, exibidas logo abaixo, onde será possível diferenciar cada dado e poder monitorar os diferentes tipos de serviços.

 “A página é um importante serviço ofertado pelo BC ao cidadão por meio do qual ele poderá ter acesso a um conteúdo relevante, de forma geral, e às principais informações sobre a sua vida financeira. Esperamos que quem acessar o material encontre os dados requeridos de maneira mais fácil e de forma autônoma”, concluiu o representante.

Categorias de informações da ferramenta:

Empréstimos e financiamentos (SCR): aqui constará todos os dados referentes a valores devedores. Contratos de empréstimos, financiamentos ou qualquer outra solicitação de crédito. Número total de faturas, possibilidade de negociações e datas de pagamento.

Contas em bancos e outros relacionamentos (CCS): constará informações sobre as contas no nome do titular, seja em um ou mais bancos. Transferências, depósitos, contratos e mais.

Câmbio e transferências internacionais: dados sobre as operações de câmbio, modificações de taxas ou qualquer outro investimento realizado pelo usuário.

Leia também: Nova tabela do INSS confunde trabalhadores e exige atenção

Dívidas com o setor público federal (Cadin): A função ofertará informações de dívidas em aberto, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Valores não pagos para a administração pública, Receita Federal e demais órgãos estarão presentes.

Cheque sem fundo (CCF): nessa aba será possível conferir todos os valores referentes a solicitações de cheques sem fundo, possíveis dívidas, oportunidade de negócios e o próprio Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.