Carteira do Idoso diminuí gastos; saiba como emitir

Além da carteirinha de estudante, ofertada para jovens devidamente matriculados em instituições de ensino, o Brasil conta com um recurso intitulado Carteira do Idoso. Trata-se de um documento que permite que idosos com mais de 60 anos consigam obter isenção ou redução no valor de serviços como o transporte público. Sua emissão é feita de forma gratuita e será explicada logo abaixo.

Cartão do Idoso diminuí gastos; saiba como emitir (Imagem: Reprodução - Google)
Carteira do Idoso diminuí gastos; saiba como emitir (Imagem: Reprodução – Google)

Com a Carteira do Idoso, o seu titular poderá viajar grátis ou pagando até 50% do valor total de passagem em bilheterias intermunicipais ou interestaduais. Por ser um recurso validado por lei, todas as empresas de transporte tem que por obrigação conceder o auxílio.

Leia também: Cadastro Positivo se torna confuso e gera dezenas de dúvidas

Para poder ter acesso, basta ir até o guichê de venda da empresa, apresentar o documento, selecionar o destino e pagar o valor mínimo cobrado.

Em casos de disponibilidade total dos acentos, há ainda a chance de não precisar custear com tarifa alguma, exceto os valores de bagagens exigidos em certas rodoviárias.

Porém, é preciso ficar atento, esse processo de solicitação deve ser feito 3h antes do embarque.

Saiba como emitir a Carteira do Idoso

A emissão é fácil e solicita que o idoso tenha o Número de Identificação Social (NIS) e o número de credenciamento no Cadastro Único. Com ambas as documentações em mãos, basta ir até um órgão da assistência social ou unidade do Centro de Referência Social (CRAS) e solicitar a carteira.

Leia também: IPTU Volta Redonda 2020 finaliza desconto de 18% nesta terça-feira

No caso daqueles que não possuem a documentação citada, é preciso ir até o CRAS ou posto do INSS para faze-la. O procedimento é rápido e tem um prazo de menos de 30 dias para a conclusão.

No entanto, o envio da carteira do idoso pode chegar a ser de até 120 dias. Em caso de viagens de urgência, o idoso pode solicitar uma declaração provisória, também fornecida pelo instituto.

Liberação da carteira

Para aqueles que tenham meio de comprovação de renda o uso da carteira do idoso é dispensado. Nesse caso, basta comprovar a situação por meio dos seguintes documentos:

  • Contracheque de pagamento;
  • Carnê de contribuição para a Previdência;
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS; e
  • Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA