IPVA SP 2020: terceira e última parcela vence essa semana

Motoristas de São Paulo devem ficar atentos. Nessa semana, se encerra o prazo para quitar a última parcela do IPVA SP 2020. Aqueles que optaram pela divisão do imposto em três vezes têm até essa quarta-feira (11) para encerrarem o débito. Os valores variam de acordo com cada veículo, mas podem ser debitados em qualquer instituição financeira, presencialmente ou pelos portais digitais.

IPVA SP 2020: terceira e última parcela vence essa semana (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA SP 2020: terceira e última parcela vence essa semana (Imagem: Reprodução – Google)

Aqueles que estiverem sem seus carnês de pagamento e desejarem a segunda via, podem acessar por meio do site do Detran SP. Para isso, basta ir até o portal, selecionar a opção IPVA, extrato de pagamentos e fornecer o número do Renavam do veículo. O documento será disponibilizado automaticamente e já contará com as datas atualizadas.

Quem não quiser ir até uma agência bancária, pode paga-lo por meio do rastreamento do código de barras o copiar o número presente no documento e utilizar nos sites e aplicativos das instituições. É importante que o comprovante seja guardado em caso de erros na validação do deposito.

Leia também: IPVA SP: confira calendário do reembolso de veículos roubados em 2019

Quem não prestar conta do IPVA SP 2020 poderá, entre outras coisas, ter o veículo suspenso.

Isso acontece porque, mesmo que o tributo não permita a retirada do veículo, somente com sua prestação de contas é que o motorista consegue atualizar o licenciamento que comprova a propriedade e regulamentação do imóvel.

Se o documento não estiver atualizado, o veículo fica impossibilitado de circular por todo o território nacional. Além disso, o motorista também fica sujeito a ter seu nome publicado na dívida ativa.

Valor do IPVA SP 2020

Os valores variam de acordo com o ano e tipo do veículo. Quanto mais novo o automóvel, mais caro será sua tributação. No caso dos mais antigos, há a possibilidade de isenção total do pagamento.

Leia também: IPTU Campina Grande 2020 ganha nova data de vencimento

Para poder definir a cobrança, o governo do estado leva em consideração o valor venal (preço de venda) do veículo multiplicado pela alíquota aplicada a sua categoria. Esse ano, o IPVA SP teve um reajuste de 3%.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.