De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo, milhares de brasileiros poderão deixar de ter direito ao saque do abono salarial, que também é conhecido como PIS e PASEP. O ministro da economia, Paulo Guedes, voltou a cogitar a ideia de restringir o pagamento do benefício a quem ganha até 1 salário mínimo. Entenda quem pode sacar o saldo atualmente.
O abono salarial é depositado para os trabalhadores de baixa renda e é considerado um 14° salário. Porém, há alguns requisitos para ter direito ao valor.
Leia também: Abono salarial pode se tornar restrito a quem ganha até 1 salário mínimo
Têm direito a receber esse abono salarial, os brasileiros que:
- Trabalharam por pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano anterior ao que início o calendário. Hoje, valem os dias trabalhados em 2018;
- Tiveram ganho de no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em exercício;
- Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
- Ter os dados informado de forma correta ao governo brasileiro na declaração de RAIS feita pelo contratante.
O valor a ser recebido varia de acordo com o tempo de trabalho no ano base. Para 2020 o valor máximo recebido será de R$ 1.045 para aqueles que atuaram durante 12 meses e de R$ 87 para quem trabalhou por apenas 30 dias.
O calendário de pagamentos que está válido é referente ao ano de 2018, sendo assim os brasileiros que exerceram suas atividades entre janeiro e dezembro deste ano deverão fazer o saque do abono salarial.
Categorias de saque do abono salarial
Além de seguir todos os requisitos mencionados, o trabalhador ainda é dividido entre os dois tipos de abonos existentes.
O PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas, e o PASEP para os funcionários públicos.
O calendário para a realização do pagamento do PIS segue os meses de nascimento dos trabalhadores. O dinheiro é pago pela Caixa Econômica Federal.
Para a definição das datas de pagamento do PASEP é levado em consideração o número final de inscrição. O pagamento é realizado pelo Banco do Brasil..
Aqueles que já tiverem conta nos bancos terão o valor creditado antes da data prevista. Porém, aqueles que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.
Os que não têm o cartão podem receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho.
Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).
Os servidores que recebem PASEP devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01 do Banco do Brasil, e no seu portal.
Leia também: IPVA SP: confira calendário do reembolso de veículos roubados em 2019
O saque do abono salarial ficará disponível para retirada até o dia 30 de junho deste ano. Caso o trabalhador não realize a retirada ele perde o benefício, que vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).