Com novas funcionalidades lançadas para o Meu INSS, portal de gerenciamento de informações do Instituto Nacional do Seguro Social, agora ficou mais fácil realizar algumas atividades na plataforma.
A atualização permitiu que o caminho para realizar a consulta de informações ficasse mais fácil, sendo possível acessar o sistema sem a necessidade de uma senha.
Leia Também: Meu INSS é atualizado com nova versão e layout diferente
Além disto, os serviços que não exigem a senha foram redirecionados e colocados na página inicial do portal de atendimento do INSS.
Pela plataforma é possível evitar, por exemplo, que o beneficiário espere por mais tempo que o necessário para realizar o saque de benefícios e valores atrasados, nos casos de concessão.
A ferramenta permite também fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
No final de fevereiro foi lançado um pacote de mudanças visuais no MEU INSS. Mas, mesmo com isto o portal ainda encontra-se com atraso na atualização das informações referentes a reforma da Previdência.
Leia Também: Diferença de pagamento no Bolsa Família desperta posicionamento do Congresso
Um dos serviços impactados com a falta da atualização é o da calculadora que simula o tempo no qual falta para o contribuinte se aposentar. Este ponto está temporariamente indisponível.
Vale destacar que podem acessar a plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Mesmo aqueles que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os aposentados e pensionistas. Além das pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo.
Meu INSS
Lançado em julho de 2018, a iniciativa fez parte das ações tecnológicas desenvolvidas pelo governo para tentar auxiliar em possíveis colapsos de solicitações presenciais ao INSS.
Com a ferramenta foi possível realizar 1,1 milhão de análises automáticas de benefícios no ano passado. E a partir de novas mudanças, a expectativa é de facilitar o uso para diversos brasileiros.