Dedução do IRPF 2020 incluí gastos com livro escolar? Saiba aqui!

O período de declaração de Imposto de Renda começou. Por isso, é comum que surjam dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser incluso como dedução do IRPF 2020. Saiba o que é importante fazer parte do documento.

Dedução do IRPF 2020 incluí gastos com livro escolar? Saiba aqui!
Dedução do IRPF 2020 incluí gastos com livro escolar? Saiba aqui! (Foto: Google)

Despesas com educação estão inclusas nas deduções, mas fique atento pois nem tudo que envolve esta categoria está incluso e acaba fazendo o contribuinte cometer erros ao fazer a declaração.

Leia Mais: Imposto de Renda 2020 muda regras e funcionamento! Veja como ficou

O que pode ser deduzido são os custos com matrícula e as mensalidades de escolas ou universidades, tanto no Brasil ou no exterior. O limite máximo que pode ser gasto por pessoa é de R$ 3.561,50 no ano.

Desse modo, se o contribuinte faz um curso de pós-graduação e o filho já está em idade escolar, tem o direito de abater até R$ 7.123,00 com educação na declaração do imposto. O valor que ultrapassar o limite deve ser colocado no campo “parcela não dedutível”.

Na área universitária são aceitos cursos de graduação, mestrado, doutorado e especialização. Além de universidades são aceitas as escolas de educação infantil como creche e pré-escola, de ensino fundamental, médio e as escolas de curso técnico ou profissionalizante.

No entanto, os gastos que o contribuinte tem com cursos de idiomas, música, dança, pré-vestibulares, profissionalizantes, academias em geral não podem fazer parte da dedução do IRPF 2020.

Gastos destinados a livros didáticos, apostilas ou outros tipos de material escolar, assim como as despesas com transporte, moradia e uniforme, mesmo que estejam ligados à escola ou faculdade, não são dedutíveis.

As regras para estudos em outros países é a mesma, isto é, materiais, passagens alimentação, moradia entre outros não são aceitos.

Aqui no site você pode encontrar uma lista ainda mais completa sobre despesas dedutíveis no seu Imposto de Renda.

Leia Também: CNH Social GO: inscrições começam no próximo dia 16

Lembrando que o prazo para a entrega da declaração começou no dia 02 de março e vai até 30 de abril. Fique atento para não perder o limite e pagar multas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.