Atenção! Seguro desemprego foi grande alvo de golpes em 2019; saiba como se prevenir

Os golpes e fraudes em pagamentos, infelizmente sempre estão presentes e cada vez mais exigem atenção dos brasileiros. O alvo do dos golpistas no momento é a distribuição do seguro-desemprego.

Atenção! Seguro desemprego foi grande alvo de golpes em 2019; saiba como se prevenir
Atenção! Seguro desemprego foi grande alvo de golpes em 2019; saiba como se prevenir (Imagem: Reprodução / Google)

Em 2019, somente no estado de São Paulo foram 5.039 golpes no seguro-desemprego, colocando o estado no topo de casos registrados no país. Em 2018, o número de golpes foi ainda maior com mais de 6 mil registros.

Leia Mais: Crise do INSS prejudica em maior escala deficientes e idosos

Andressa Batista que está desempregada há 4 meses, tentou sacar o seguro em janeiro e teve a desagradável surpresa de descobrir que já haviam retirado seu dinheiro em Jundiaí.

“Se meu dinheiro não tiver seguro dentro de um banco, da Caixa Econômica, vai estar seguro onde?” questionou em entrevista concedida ao G1.

Jaqueline Valério também constatou o roubo na hora do saque. O dinheiro havia sido sacado da sua conta no início de janeiro, na Praia Grande. “Ainda jogaram piadinha para mim, perguntando se tenho certeza que passou o réveillon e não esqueci” disse.

Responsável pelos pagamentos, a Caixa Econômica Federal culpou os falsos aplicativos de celular que são usados para coletar dados e facilitar os golpes. Ao ter acesso aos dados pessoais do segurado, os criminosos fraudam documentos ou o cartão do banco e conseguem sacar o dinheiro.

Para que roubos ou pagamentos indevidos não aconteçam, a Caixa esclarece que o cartão e a senha cidadão são pessoais e intransferíveis.

O banco também informou que trabalha com a Polícia Federal no intuito de identificar os aplicativos que roubam dados e que os clientes devem usar somente os canais oficiais da caixa, como o site e o aplicativo, para buscar informações.

Bastante conhecido entre os brasileiros, o seguro desemprego é um importante direito que garante assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, desde que ele tenha registro na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e que tenha sido demitido sem justa causa.

Leia Mais: Valor do seguro desemprego 2020 muda com novas parcelas

Criado em 1986, o seguro desemprego tem seu recurso originado no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo um dos benefícios oferecidos pela Previdência Social e que o beneficiário pode retirar nas agências da Caixa Econômica Federal de 3 a 5 parcelas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA