Crise do INSS prejudica em maior escala deficientes e idosos

Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) revela que idosos e pessoas com deficiência são os mais prejudicados com a crise do INSS. Segundo a pesquisa, dos 1,3 milhões de pedidos feitos em janeiro, 400.853 foram de aposentados por tempo de contribuição e 217.256 de aposentadoria por idade. Já no caso de deficientes, o número de análises em suspensão é de 420.271. Ao todo, são mais de 2,021 milhão de pessoas com os auxílios travados, ainda sem previsão de liberação.

Crise do INSS prejudica em maior escala deficientes e idosos (Imagem: Reprodução - Google)
Crise do INSS prejudica em maior escala deficientes e idosos (Imagem: Reprodução – Google)

A crise está acontecendo desde novembro de 2019, com a aprovação da reforma da previdência. Um dos principais motivos está associado a desatualização do portal Meu INSS que ainda não conta com as novas regras de validação dos benefícios.

Leia também: INSS: tempo de espera para concessão de benefício é o maior em 5 anos

Além disso, até o começo de janeiro, os próprios servidores do instituto alegaram não terem sido treinados para lidar com os novas exigências, atrasando ainda mais o andamento dos processos.

Efeitos na justiça

Perante a lei, o prazo para a liberação de um benefício deve ser de 45 dias, entretanto esse tempo já ultrapassa mais de 120 dias, aumentando o número de ações judiciais contra o INSS.

A cada caso registrado, o instituto tem que arcar financeiramente não só com as multas de atraso, como também pagar os benefícios equivalentes aos meses em que os mesmos estavam suspensos.

Diante desse cenário, tendo em vista o peso que a crise está ocasionando nos cofres públicos, o governo federal precisou anunciar uma ação-força tarefa para poder conter o número de pedidos em espera.

Leia também: Simulador Caixa mostra quanto vai pagar no financiamento com juros fixos

Medida de emergência para a crise do INSS

Apesar de já ter sido divulgada pelos representantes políticos, as propostas da ação força-tarefa ainda não começaram a ser realizadas. A Medida Provisória (MP) para contratação dos mesmos foi publicada nesta segunda-feira (2).

Na proposta foi inclusa a seleção de servidores aposentados para diminuir a crise do INSS. Já que estes têm conhecimento para voltar a atuar.

Espera-se que a partir deste mês, mais de 7 mil reservistas ocupem as unidades físicas do INSS para trabalharem no atendimento dos segurados. Tal decisão permitirá que os servidores especializados do instituto dediquem-se exclusivamente a análise dos benefícios.

Além disso, a presidência do INSS está vendo também propostas de gratificação e bonificação por tempo de serviço para aqueles que estenderem suas cargas horarias para ajudar nas análises. As propostas estão sendo discutidas entre os gestores e deverão ser anunciadas em breve.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.