Nova modalidade financeira poderá se consolidar no Brasil. Com a criação do Saque-Aniversário FGTS, o Ministério da Economia acredita que o país receberá mais de R$ 100 bilhões em crédito consignado, durante os próximos dois anos. O novo recurso do FGTS, com juros de até 2%, permite que o trabalhador faça retiradas anuais de seu fundo de garantia, podendo utiliza-la para investimentos futuros.
A estimativa foi liberada nessa quarta-feira (4), pelo então secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.
Segundo ele, a criação da modalidade vai expandir os serviços de crédito em todo o território nacional e deverá modificar consideravelmente as estatísticas econômicas.
Leia também: Saque aniversário do FGTS: entenda quanto pode receber nesta modalidade
“O saque aniversário já tem mais de dois milhões de interessados e pode chegar a um valor de 10 milhões de cotistas interessados. Pode criar um segmento de recebíveis ligados ao FGTS extremamente importante. Nós estimamos preliminarmente algo em torno de R$ 100 bilhões em créditos a serem implementados em um ou dois anos associados a recebíveis ligados ao saque aniversário”, afirmou, em entrevista.
Waldery alegou que, mediante a esse cenário, o Banco Central já está se movimentando para poder usufruir das solicitações de crédito. A ideia é que o serviço, até então só oferecido para os servidores públicos, passe a fazer parte da realidade dos trabalhadores de iniciativa privada, que contarão com juros equivalente aos índices do mercados.
O pagamento do saque-aniversário FGTS terá início já no próximo mês de abril, e marcará o início do calendário do projeto. Esse ano, os valores serão liberados de acordo com as datas de aniversário, recebendo primeiro que nasceu em janeiro e assim por diante.
No enquanto, a partir de novembro, o calendário se igualará com os meses de aniversários reais, fazendo com que o saque seja realizado, ao longo de 2020, entre os 10 primeiros dias do mês do aniversariante.
Leia também: Pagamento por aproximação no metrô pode ser instalado em 8 capitais
Segundo Adolfo Sachsida, atual secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, o lançamento proporcionará um “novo pulo” na utilização do crédito consignado e aumentará o poder de compra, venda e investimento da classe trabalhadora.
Vale lembrar que o crédito consignado debita da conta do cliente o valor de pagamento da parcela do empréstimo. No caso do saque aniversário do FGTS, tendo ciência do quanto receberá, o trabalhador empresta a quantia antecipadamente do banco e no dia marcado o saldo recebido do fundo de garantia é retirado pela instituição.