Resultado do PIB tem marco histórico e negativo em 2019

Economia brasileira apresenta índices de retrocesso. Nessa quarta-feira (4), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o balanço geral do PIB 2019, comprovando um crescimento de apenas 1,1%. O número ficou abaixo do esperado pelo Ministério da Economia, que estava com uma expectativa de 2% e relevou um cenário de instabilidade.

Resultado do PIB tem marco histórico e negativo em 2019 (Imagem: Reprodução - Google)
Resultado do PIB tem marco histórico e negativo em 2019 (Imagem: Reprodução – Globo)

Segundo a pesquisa, esse foi o desempenho mais fraco dos últimos três anos, consequência da perca do poder de compra e consumo das famílias.

Com uma elevação nos preços de produtos e serviços, como o caso da cesta básica, a movimentação financeira vem diminuindo consideravelmente e deverá manter-se assim durante os próximos meses.

Leia também: IPCA e PIB 2020 recebem nova expectativa de crescimento

Em valores reais, segundo o IBGE, o resultado do PIB de 2019 ficou fixado em cerca de R$ 7,3 trilhões. Tal número diz respeito a toda movimentação econômica realizada nos últimos 12 meses, uma vez em que a pesquisa leva em consideração a soma de todos os bens e serviços produzidos nacionalmente, de modo que possa aferir a sua evolução financeira.

Quanto ao PIB por habitante, esse apresentou um acréscimo de 0,3%, resultando em R$ 34.533 ao longo de 2019.

“São três anos de resultados positivos, mas o PIB ainda não anulou a queda de 2015 e 2016 e está no mesmo patamar do primeiro trimestre de 2013”, explicou Rebeca Palis, coordenadora das Contas Nacionais do IBGE.

Leia também: Banco Original promete lançamento inédito até o fim de março

De acordo com a especialista, o PIB ainda segue abaixo do esperado para a economia nacional. Segundo Rebeca, ainda assim é preciso levar em consideração que o país está em fase de desenvolvimento e estabilidade política, após a mudança de gestão.

Mesmo com os números abaixo da média, no que diz respeito as esperanças do mercado, a estimativa ficou dentro do imaginado, uma vez em que os meses de novembro e dezembro tiveram uma projeção de lucratividade abaixo da média.

Saiba os setores que mais se destacaram no PIB de 2019:

  • Serviços: 1,3%
  • Indústria: 0,5%
  • Agropecuária: 1,3%
  • Consumo das famílias: 1,8%
  • Consumo do governo: -0,4%
  • Investimentos: 2,2%
  • Construção civil: 1,6% (1ª alta após cinco anos consecutivos de queda).
  • Exportação: -2,5% (1ª queda em 5 anos)
  • Importação: 1,1%

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.