Crédito Rural foi aprovado no Senado e aguarda resposta de Bolsonaro

Senado aprova projeto que beneficiará os profissionais rurais. Intitulado de crédito rural, a medida cria uma espécie de fundo de garantia para a categoria, de modo que estes possam ter acesso mais fácil a empréstimos que tenham como finalidade financiar produção de seus produtos. O projeto foi validado nessa quarta-feira (4), por meio de uma votação simbólica.

Crédito Rural foi aprovado no Senado e aguarda resposta de Bolsonaro (Imagem: Reprodução - Google)
Crédito Rural foi aprovado no Senado e aguarda resposta de Bolsonaro (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo a relatora, Soraya Thronicke (PSL-MS), a proposta tem como objetivo fomentar o mercado rural. Ela defende que é preciso que os produtores tenham poder de investimento para desenvolverem seus negócios.

O texto, já aprovado pela Câmara, não precisou passar por alterações e seguirá diretamente para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O crédito rural dará origem ao Fundo Garantidor Solidário (FGS), composto por ao menos dois devedores, credor e um garantidor. Para poder solicitar o fundo, os interessados devem ter recursos o suficiente, sendo estes 4% de responsabilidade dos devedores e credores, e 2% da instituição garantidora (instituição financeira).

Leia também: Crédito rural para interessados em financiar lavouras já está disponível

Outra proposta no texto é a permissão para a utilização de um terreno como parte da oferta. Intitulado de Cédula de Produto Rural (CPR), a garantia permitirá que os empréstimos contratados tenham os terrenos como forma de garantia de pagamento (Cédula Imobiliária Rural (CIR).

Caso o valor do débito vença e ele não tenha sido quitado, caberá ao proprietário solicitar a transferência de titularidade ou então ofertar parte do imóvel como garantia. Os deputados estão analisando ainda uma possibilidade de renegociação em caso de recuperação judicial e falência, de modo que os produtores não percam seus terrenos.

Leia também: Salário mínimo 2020 de Santa Catarina é aprovado chegando a R$1.391

Por fim, o projeto também permite a concessão de subsídios, até o dia 30 de junho de 2021, para as empresas cerealistas. A liberação tem como objetivo fazer com que as marcas possam investir em obras, na aquisição de máquinas e equipamentos necessários para a construção de armazéns e na expansão da capacidade de armazenagem de grãos.

Os valores do crédito rural deverão ser solicitados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como uma espécie de financiamento, que, segundo a MP, custará em média R$ 200 milhões.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.