Bolsa Família torna desigual partilha de recursos com 3% para o Nordeste

Liberação de recursos do Bolsa Família apresenta uma desigualdade entre as regiões brasileiras. Nessa semana, o portal do Estadão publicou um balanço com as estatísticas gerais de pagamentos do programa social. Segundo os dados apurados com o próprio Ministério da Cidadania, a região Nordeste recebeu apenas 3% de recursos, enquanto o Sul e o Sudeste foram contemplados com 75%.

Bolsa Família concede 3% dos benefícios para o Nordeste (Imagem: Reprodução - Google)
Bolsa Família concede 3% dos benefícios para o Nordeste (Imagem: Reprodução – Google)

Os dados são referentes as liberações do mês de janeiro e comprovam uma desigualdade na distribuição de renda ao longo de todo o território nacional. É válido ressaltar que 36% das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza estão entre os estados nordestinos, como a Bahia, Paraíba e Pernambuco.

A região, considerada a terceira maior em questões territoriais, sempre apresentou os maiores índices de recebimento do Bolsa Família. No entanto, desde 2019, os números vem caindo consideravelmente, preocupando os cadastrados que dependem dos valores para sobreviver.

Leia também: 13° do Bolsa Família é aprovado em Comissão e vai contra decisão do governo

Somente em Santa Catarina, estado oito vezes menor do que toda a extensão territorial nordestina, os recursos liberados foram o dobro. Segundo especialistas, o motivo da discrepância está relacionado a questões políticas, um vez em que o estado é governado por Carlos Moisés (PSL), aliado do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Já no nordeste, o governo em gestão representa sua oposição e também foi a única região nacional que não o elegeu durante as votações presidenciais.

Durante o segundo turno, na disputa entre Fernando Haddah e Bolsonaro, o petista recebeu 69,7% dos votos válidos do povo nordestino, deixando o PSL com apenas 30,3%. Entretanto, nas demais regiões, o atual presidente foi vencedor. No Sul, sua votação ficou fixada em 68,3%, contra os 31,7% de Haddad.

Leia também: Pagamento do PIS será feito para dois grupos neste mês

Sobre o Bolsa Família:

Trata-se do principal projeto social do governo federal, criado em 2003, sob o governo do até então presidente Lula. Ele tem como objetivo garantir o direito à moradia, saúde, educação e alimentação para os brasileiros que encontram-se em situação de pobreza e extrema pobreza.

O valor dos auxílios varia de acordo com a situação da família, levando em consideração a quantidade de filhos, faixa etária das crianças, existência de mulheres grávidas ou lactantes e mais. Para poder ser um beneficiado, é preciso criar um registro no Cadastro Único e passar pelas normas de aprovação exigidas pelo Ministério da Cidadania.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.