No Rio de Janeiro universidade oferece atendimento para declarar IRPF 2020

Nesta segunda-feira (2), começou o prazo para os contribuintes entregarem a sua declaração de Imposto de Renda. O tempo para prestar contas a Receita segue até o dia 30 de abril. Para ajudar aqueles que não sabem como fazer ou têm medo de preencher errado e cair na malha fina do IRPF 2020, faculdades do Rio de Janeiro estão oferecendo assistência gratuita. 

No Rio de Janeiro universidade oferece atendimento para declarar IRPF 2020
No Rio de Janeiro universidade oferece atendimento para declarar IRPF 2020 (Imagem:Reprodução/Google)

A professora Branca Terra, da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), concedeu uma entrevista ao jornal Extra e comentou sobre o projeto.

Leia Também: Declaração do IRPF 2020 incluí investimentos da Bolsa; saiba como indicar

“Em geral, nosso público são idosos que têm dificuldade de usar o computador. Mas atendemos todos que têm dúvidas na declaração de pessoa física. No ano passado, atendemos mais de 50 pessoas. Os alunos da graduação ajudam na triagem dos documentos, enquanto os do mestrado, que já são formados, ficam responsáveis pelo envio do Imposto de Renda”, conta.

A instituição realizará esse serviço pelo sexto ano seguido. O atendimento irá acontecer na última semana do mês de abril, no campus do Maracanã, das 9 horas até às 17 horas. Mas é preciso chegar cedo, já que o auxílio será realizado por ordem de chegada.

Outra Universidade que irá participar é a Veiga de Almeida, que já iniciou os atendimentos de auxílio no preenchimento da declaração do IRPF 2020 no campus Barra. O serviço é totalmente gratuito e não precisa de agendamento prévio. 

Na Tijuca, a orientação será realizada por meio da marcação por meio do e-mail [email protected], nos dois últimos sábados de março no período da manhã e às terças-feiras, das 19 horas às 21 horas.

Os professores e alunos do Curso de Ciências Contábeis da Estácio também atenderão gratuitamente a população. A gestora nacional do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Claudia Marchiotti, destaca que fazendo essa atividade os alunos podem reunir teoria e prática. 

Leia Também: Concurso público de Abreu e Lima 2020: 1,4 mil vagas com salários de R$5 mil

Para aqueles que desejam aproveitar essa oportunidade devem comparecer até os pontos de atendimento, munidos de alguns documentos como:

  • Informe de rendimentos das fontes pagadoras (empregador, aluguel etc.)
  • Informe de rendimentos financeiros fornecidos pelos bancos onde mantém conta
  • Relação de dependentes e respectivos CPFs de qualquer idade
  • Número do Renavam e dados do veículo, no caso de declarar veículos
  • Número do registro, da matrícula do imóvel e nome do cartório, e número do contribuinte (IPTU), no caso de declararem imóveis.
  • Comprovante das despesas médicas do contribuinte e de seus dependentes. (pagamentos efetuados a médicos, dentistas, psicólogos, exames laboratoriais etc).
  • Comprovantes das despesas de instrução do contribuinte e de seus dependentes. (pagamentos efetuados referentes a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior).
  • Cópia da última declaração entregue, inclusive o recibo de entrega (quando tiver).
  • RG
  • CPF

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA