Concurso para PM e Bombeiros de PR abre 2,4 mil vagas

Uma das maiores expectativas para quem deseja ingressar na carreira pública no Paraná é a abertura do concurso para PM (Polícia Militar) e Bombeiros. Um novo edital está previsto para este ano. Nesta terça-feira (3) novidades sobre o certame foram divulgadas.

Concurso para PM e Bombeiros de PR abre 2,4 mil vagas (Reprodução/Internet)
Concurso para PM e Bombeiros de PR abre 2,4 mil vagas (Foto: Reprodução/Internet)

O governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou o contrato com a banca organizadora do concurso para PM e Bombeiros.

Esta ficará responsável pela seleção, inscrições e apuração dos resultados. A escolhida foi a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná, a Funpar/UFPR.

Leia Também: Confira 87 vagas de emprego no concurso público de São Sebastião

De acordo com as informações divulgadas anteriormente, a expectativa é que juntos os certames somem 2,4 mil vagas para atuação nas duas áreas.

Durante a cerimônia de assinatura do documento, o governador destacou que “não se faz segurança pública sem força física”, por isso garante a contração através do concurso público de mais de 2 mil profissionais.

Logo após a declaração do governador, o secretário de Segurança Pública do Paraná, o coronal Romulo Soares, destacou que o processo será divulgado em breve. Desta forma, entende-se que, de acordo com anúncio, o edital será lançado dez dias úteis logo após a publicação do contrato da banca no Diário Oficial do estado.

Ainda na projeção, espera-se que as provas do concurso para PM ocorram no primeiro semestre em diversas cidades do estado do Paraná, já para tentar suprir as vagas que estão abertas da PM.

Outro ponto também compartilhado durante a cerimonia é a expectativa de receber cerca de 150 mil inscrições, o que representa quatro vezes mais do que o número de pessoas que prestaram vestibular para a instituição. Em comparação ao último concurso, foram 120 mil inscrições.

Leia Também: 13° do Bolsa Família é aprovado em Comissão e vai contra decisão do governo

Governo espera que a contratação seja realizada até o final do ano, com os tramites de seleção e contratos já estabelecidos. “Entre março e abril do ano que vem queremos estar com esse pessoal pronto”, detalhou durante discurso.

Deste número de 2,4 mil vagas, 400 serão para o corpo de bombeiro, as demais para a vaga de soldado. Para concorrer é necessário ter ensino médio completo e no máximo 30 anos de idade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!