13° do Bolsa Família é aprovado no Congresso e pode se tornar permanente

Cadastrados do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão ser contemplados com um décimo terceiro salário este ano. O projeto, que está sendo debatido desde 2019, tem como objetivo fixar o pagamento nos calendários anuais dos programas. O texto que promove o 13° do Bolsa Família foi aprovado nessa terça-feira (3), após análise da Comissão Mista do Congresso e seguirá para a validação da Câmara e do Senado.

13° do Bolsa Família é aprovado no Congresso e pode se tornar permanente (Imagem: Reprodução - Google)
13° do Bolsa Família é aprovado no Congresso e pode se tornar permanente (Imagem: Reprodução – Google)

Se for realmente validada, a medida adicionará mais uma parcela tanto para o BPC quanto para o BF, fazendo com que os seus beneficiários recebam dois pagamentos durante o mês de dezembro.

Leia também: Mudanças no Bolsa Família dividem poderes do governo

A proposta é antiga e foi debatida assim que o presidente Jair Bolsonaro assinou a medida de pagamento do 13° do Bolsa Família, no ano passado. Entretanto, ao ser questionado sobre a continuidade do auxílio, ele alegou que precisaria analisar se os cofres públicos poderiam arcar com a despesa.

Inicialmente, sua equipe se mostrou contra a decisão, alegando que não há recursos financeiros o suficiente para custear o pagamento. Segundo especialistas políticos, a liberação em 2019, em específico, ocorreu apenas para cumprir uma promessa de campanha de Bolsonaro, durante o período pré-eleitoral. Fixar a parcela extra não estava em seus planos.

Foi sob sugestão de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), relator do projeto, que a permanência dos benefícios retornou como pauta no Congresso. Ao lançar a proposta, o parlamentar afirmou que o governo federal foi contra, priorizando o funcionamento da folha de pagamentos.

Essa MP, se aprovada da forma como posta no relatório, vai comprometer o Orçamento da União e nós poderemos vir a ter problema. Depois, quem sabe, o governo nem mesmo poderá ser capaz de honrar o 13º do Bolsa Família, com vários compromissos já preexistentes – afirmou a deputada Bia Kicis (PSL-DF), defendendo o posicionamento do governo.

Leia também: Carteira Digital de Trânsito ganha nova ferramenta de Ministério

13° do Bolsa Família em 2019

Em dezembro do ano passado, pela primeira vez na história do Bolsa Família, seus beneficiários receberam um 13° salário. O recurso foi liberado junto com as bolsas do mesmo mês, como uma espécie de pagamento duplicado.

Teve direito ao valor extra todos aqueles que estavam devidamente cadastrados no projeto e receberam as bolsas de outubro e novembro. O valor foi o mesmo dos depósitos anteriores, variando de acordo com a situação de cada família.

Vale relembrar que para continuar neste ano, a medida que propõem a extensão do pagamento ainda precisa ser aprovada separadamente por deputados e senadores.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.