Vagas de emprego IBGE: 397 oportunidades em Piracicaba

Oportunidades de emprego em São Paulo. Nessa segunda-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que irá abrir um concurso público, com 397 vagas, direcionadas para a cidade de Piracicaba. Quem preencher as vagas de empego IBGE vai atuar na realização do Centro Demográfico de 2020, em parceria com a prefeitura da região.

Vagas de emprego IBGE: 397 oportunidades em Piracicaba (Imagem: Reprodução - Google)
Vagas de emprego IBGE: 397 oportunidades em Piracicaba (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o comunicado, ao todo serão ofertadas 353 vagas para recenseadores, 39 para agente censitário supervisor e 5 para agente censitário municipal. Além do município, o estado também recrutará mais pessoas, contabilizando aproximadamente 46 mil contratações.

Leia também: Concurso público do TCU lança 20 vagas com salário de R$21,9 mil

O edital ainda não foi liberado e deve ser publicado até o fim do mês. Apenas por meio dele será possível ter acesso às informações salariais, prazos de inscrição, realização das provas, cargos e demais procedimentos sobre as vagas de emprego IBGE.

No entanto, a prefeitura já anunciou que os contratos terão duração até o mês de dezembro deste ano e que o valor dos salários será sob responsabilidade do IBGE. Quanto a coleta de dados e início das atividades, elas acontecerão entre agosto e outubro.

Questionados pelo G1 sobre os detalhamentos referentes a benefícios, valor de pagamento, nível de escolaridade e demais informações, os representantes alegaram que todos os dados só poderão ser compartilhados oficialmente, por meio da publicação no Diário Oficial.

Ainda nessa semana, os gestores da prefeitura se reunirão com o IBGE para poder darem início ao processo de mapeamento de dados. A última vez em que a região foi analisada foi em 2010. Desde então, os números seguem estáticos, até a realização de um novo senso.

Para poder compor a ação, o poder público e o IBGE trabalharão em conjunto, tendo como foco divulgar a seleção e recrutar mais rapidamente os candidatos. Além disso, também precisarão montar os postos de coleta e analisar como será realizado o apoio logístico para a medição do território.

Leia também: Crise no Minha Casa Minha Vida não atrapalha setor de construção

O senso tem como objetivo obter números a respeito do desenvolvimento da região. Por meio dele, a gestão pública consegue respaldo para pautar seus projetos de modo que atenda as necessidades dos cidadãos.

Além disso, os dados também são utilizados a nível nacional, com a finalidade de auxiliar na construção de políticas públicas, decisões institucionais e privadas, sociais e assistenciais, de saúde e educação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.