A ação de baixar a taxa de juros cobrada pelos bancos fez com que as instituições financeiras de porte grande e pequeno disputasse mais pela linha de crédito financeiro no país.
Até o final do ano, o Banco Central (BC) pretende colocar um sistema de troca de dados automáticos, que é mais conhecido como open banking.
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A ideia é que quanto mais informações as instituições financeiras tenham sobre potenciais clientes, eles se sentirão mais seguros para ofertar empréstimos mais baratos.
Por conta disso, o BC quer que os bancos façam um compartilhamento entre si dos dados dos correntistas, como renda dos usuários e histórico de crédito.
Essa consulta pública sobre o sistema foi encerrado no mês de janeiro. De acordo com o Banco, a regulação deve ficar pronta até o final do primeiro semestre deste ano.
O principal motivo de discórdia para os bancos é o pagamento pelo uso das informações. Pela proposta, a instituição financeira pode consultar os dados de cadastro de um cliente uma vez por dia e dados de transações do cliente podem ser acessado até quatro vezes por dia, sem realizar nenhum pagamento.
Após esses números, será necessário ressarcir a instituição que forneceu os dados para a outra rede bancária.
Na consulta pública, as instituições menores defenderam que a troca de informações seja gratuita para até 20 consultas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) quer que os limites de gratuidade sejam menores. Uma das sugestões do órgão é que a gratuidade de consulta seja de apenas uma por mês e uma consulta de dados de transações por dia.
As demais consultas devem ser pagas. O custo para participar do open banking incluem o desenvolvimento de sistema e o de pessoal.
A Febraban e instituições maiores defendem que seja imposta uma rigidez maior no ressarcimento, pois de acordo com o órgão, a disponibilização desses dados possui um custo que não pode ser desprezado.
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Por outro lado, as instituições menores defendem que caso o BC acate essa sugestão, a ação será sepultada antes mesmo de começar.
Tendo acesso às principais informações financeiras sobre um cliente, o objetivo é que o crédito financeiro consiga ser ainda mais vantajoso. E que os cidadãos tenham o poder de escolha, com uma rivalidade sadia entre os juros e parcelamentos.