Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até amanhã (29) para aderir

Encerra-se no sábado (29) o prazo para os trabalhadores nascidos em fevereiro aderirem a nova modalidade do fundo de garantia. Intitulada de saque aniversário FGTS, a categoria permite que sejam realizados pagamentos anuais de acordo com a data de nascimento dos cadastrados. Aqueles que desejarem fazer a portabilidade, terão até às 23h50 do sábado para acessar o aplicativo do programa e solicitar a transferência.

Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até hoje (28) para aderir (Imagem: Reprodução - Google)
Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até sábado (29) para aderir (Imagem: Reprodução – Google)

O procedimento é simples. Basta abrir a ferramenta ou então o site da Caixa e informar o número do NIS. Na sequência, é preciso clicar no botão “saque aniversário”.

A tela apresentará um documento com as regras e implicações da mudança. Ao ler tudo, caso concorde, o usuário precisa concluir sua escolha e aguardar a confirmação.

Leia também: Saque aniversário do FGTS pode ser cancelado? Entenda como funciona a desistência

Após esse prazo, quem desejar aderir ao benefício ainda poderá, entretanto, o pagamento só será válido a partir de 2021.

Sobre o saque aniversário FGTS

Entre as regras, o auxílio garante um deposito anual, feito de acordo com a data de nascimento do segurado. Os valores variam de acordo com a quantia presente em seus fundos de garantia, podendo ultrapassar a média de R$3 mil anuais.

É válido ressaltar que, ao fazer a portabilidade, o trabalhador perderá o direito ao saque rescisão. Além disso, precisará cumprir um tempo de carência de dois anos caso deseje retomar a função tradicional do FGTS.

Para quem vale a pena

Segundo especialistas, o benefício é uma boa oportunidade para os brasileiros que estão ingressando no mercado de trabalho agora e não possuem grandes valores em seus fundos de garantia. Nesse caso, o pagamento anual suprirá a quantia ainda não acumulada mediante o tempo de trabalho.

Leia também: AgeRio lança linha de crédito para MEI e médio empresas fluminenses

Já para quem está perto de se aposentar, o recomendado é permanecer com o FGTS tradicional, tendo em vista que a devolução do benefício será maior do que a parcela de aniversário.

Trabalhadores que têm uma segurança maior em seus empregos e não planejam mudança de carreira, também podem aderir à proposta, já que não precisam se preocupar com a rescisão. O contrário acontece para aqueles que estão em um cenário mais instável e pretendem trocar de ofício.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.