Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até amanhã (29) para aderir

Encerra-se no sábado (29) o prazo para os trabalhadores nascidos em fevereiro aderirem a nova modalidade do fundo de garantia. Intitulada de saque aniversário FGTS, a categoria permite que sejam realizados pagamentos anuais de acordo com a data de nascimento dos cadastrados. Aqueles que desejarem fazer a portabilidade, terão até às 23h50 do sábado para acessar o aplicativo do programa e solicitar a transferência.

Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até hoje (28) para aderir (Imagem: Reprodução - Google)
Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até sábado (29) para aderir (Imagem: Reprodução – Google)

O procedimento é simples. Basta abrir a ferramenta ou então o site da Caixa e informar o número do NIS. Na sequência, é preciso clicar no botão “saque aniversário”.

A tela apresentará um documento com as regras e implicações da mudança. Ao ler tudo, caso concorde, o usuário precisa concluir sua escolha e aguardar a confirmação.

Leia também: Saque aniversário do FGTS pode ser cancelado? Entenda como funciona a desistência

Após esse prazo, quem desejar aderir ao benefício ainda poderá, entretanto, o pagamento só será válido a partir de 2021.

Sobre o saque aniversário FGTS

Entre as regras, o auxílio garante um deposito anual, feito de acordo com a data de nascimento do segurado. Os valores variam de acordo com a quantia presente em seus fundos de garantia, podendo ultrapassar a média de R$3 mil anuais.

É válido ressaltar que, ao fazer a portabilidade, o trabalhador perderá o direito ao saque rescisão. Além disso, precisará cumprir um tempo de carência de dois anos caso deseje retomar a função tradicional do FGTS.

Para quem vale a pena

Segundo especialistas, o benefício é uma boa oportunidade para os brasileiros que estão ingressando no mercado de trabalho agora e não possuem grandes valores em seus fundos de garantia. Nesse caso, o pagamento anual suprirá a quantia ainda não acumulada mediante o tempo de trabalho.

Leia também: AgeRio lança linha de crédito para MEI e médio empresas fluminenses

Já para quem está perto de se aposentar, o recomendado é permanecer com o FGTS tradicional, tendo em vista que a devolução do benefício será maior do que a parcela de aniversário.

Trabalhadores que têm uma segurança maior em seus empregos e não planejam mudança de carreira, também podem aderir à proposta, já que não precisam se preocupar com a rescisão. O contrário acontece para aqueles que estão em um cenário mais instável e pretendem trocar de ofício.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.