Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até amanhã (29) para aderir

Encerra-se no sábado (29) o prazo para os trabalhadores nascidos em fevereiro aderirem a nova modalidade do fundo de garantia. Intitulada de saque aniversário FGTS, a categoria permite que sejam realizados pagamentos anuais de acordo com a data de nascimento dos cadastrados. Aqueles que desejarem fazer a portabilidade, terão até às 23h50 do sábado para acessar o aplicativo do programa e solicitar a transferência.

Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até hoje (28) para aderir (Imagem: Reprodução - Google)
Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até sábado (29) para aderir (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

O procedimento é simples. Basta abrir a ferramenta ou então o site da Caixa e informar o número do NIS. Na sequência, é preciso clicar no botão “saque aniversário”.

A tela apresentará um documento com as regras e implicações da mudança. Ao ler tudo, caso concorde, o usuário precisa concluir sua escolha e aguardar a confirmação.

Leia também: Saque aniversário do FGTS pode ser cancelado? Entenda como funciona a desistência

Após esse prazo, quem desejar aderir ao benefício ainda poderá, entretanto, o pagamento só será válido a partir de 2021.

Sobre o saque aniversário FGTS

Entre as regras, o auxílio garante um deposito anual, feito de acordo com a data de nascimento do segurado. Os valores variam de acordo com a quantia presente em seus fundos de garantia, podendo ultrapassar a média de R$3 mil anuais.

É válido ressaltar que, ao fazer a portabilidade, o trabalhador perderá o direito ao saque rescisão. Além disso, precisará cumprir um tempo de carência de dois anos caso deseje retomar a função tradicional do FGTS.

Para quem vale a pena

Segundo especialistas, o benefício é uma boa oportunidade para os brasileiros que estão ingressando no mercado de trabalho agora e não possuem grandes valores em seus fundos de garantia. Nesse caso, o pagamento anual suprirá a quantia ainda não acumulada mediante o tempo de trabalho.

Leia também: AgeRio lança linha de crédito para MEI e médio empresas fluminenses

Já para quem está perto de se aposentar, o recomendado é permanecer com o FGTS tradicional, tendo em vista que a devolução do benefício será maior do que a parcela de aniversário.

Trabalhadores que têm uma segurança maior em seus empregos e não planejam mudança de carreira, também podem aderir à proposta, já que não precisam se preocupar com a rescisão. O contrário acontece para aqueles que estão em um cenário mais instável e pretendem trocar de ofício.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.