IRPF 2020: aprenda a baixar programa para declaração

Entre uma das obrigações anuais está a declaração de Imposto de Renda, tanto para pessoa física quanto para jurídica. O procedimento é o mesmo do ano passado, onde o contribuinte deverá prestar as informações através de um programa que deve ser instalado no computador. A Receita Federal liberou na semana passada o download para o IRPF 2020.

IRPF 2020: aprenda a baixar programa para declaração (Reprodução/Internet)
IRPF 2020: aprenda a baixar programa para declaração (Imagem: Reprodução/Internet)

Além disto, é necessário estar atento a outros pontos como a obrigatoriedade da declaração. Ela é destinada para brasileiros que tenham somado toda a sua renda no ano de 2019 maior de R$ 28.559,70.

Leia Também: Imposto de Renda 2020: demonstrativo de renda será enviado até amanhã para os contribuintes

Para o IRPF 2020, os declarantes devem prestar as informações referentes ao ano de 2019. O calendário já foi divulgado pela Receita. Para pessoa física, tem início em março no dia 2 e segue até o dia 30 de abril de 2020. A expectativa do governo é de arrecadar 32 milhões de declarações no período.

É importante não perder o prazo, pois caso haja algum atraso o contribuinte está sujeito a multa de até 20% sob o valor do imposto devido. Um dos outros pontos que deve ser observado é fazer o download do programa de declaração com antecedência.

O software pode ser baixado em computadores com sistema operacional Windows e Linux, além de Macs. Antes de tudo, é necessário também já ter instalado na sua máquina o programa Java para auxiliar no processamento das informações do programa de declarações.

Leia Também: Nova tabela do INSS muda valor de contribuição do trabalhador

Como baixar o programa do IRPF 2020

  • O primeiro passo é realizar o download através da internet, no site da Receita Federal;
  • Em seguida é necessário executar o arquivo depois de baixado no seu computador. Para isso, será aberta uma janela e você irá clicar em “sim”.
  • Já na tela de instalação, é necessário clicar em “avançar”.
  • Prossiga com o mesmo comando na próxima tela.
  • Uma outra janela abrirá e pressione a tecla “avançar”.
  • Por fim, clique em concluir.

Pronto, é muito simples. O passo a passo é de forma prática. Em linhas gerais, é clicar no site do download e em seguida ir avançando as etapas até concluir o procedimento de instalação do programa de declaração de Imposto de Renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!