Imposto de Renda 2020: demonstrativo de renda será enviado até amanhã para os contribuintes

Termina amanhã, 28 de fevereiro, o prazo para as empresas e instituições financeiras enviarem aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano de 2019. Esses documentos são utilizados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 para pessoa física. 

Imposto de Renda 2020: demonstrativo de renda será enviado até amanhã para os contribuintes
Imposto de Renda 2020: demonstrativo de renda será enviado até amanhã para os contribuintes (Imagem:Montagem/FDR)

O prazo para começar a entregar a declaração se inicia na segunda-feira, 2 de março. Apesar das empresas optarem pelo modo tradicional os dados não precisam ser enviados pelos Correios, os comprovantes devem ser entregues por e-mail, baixados na internet ou liberado em aplicativos para dispositivos móveis. 

Leia Também: Restituição do IR será entregue mais cedo neste ano com novo calendário

O informe é fornecido pelas empresas a seus empregados e nela traz valores recebidos pelo contribuinte no ano, ou seja, aponta quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, pode conter gastos com planos de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa. 

Caso o informe seja fornecido por bancos, nela haverá conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer tipo de investimento feito pelo contribuinte.

Esses informes são necessários para que possa realizar a declaração de Imposto de Renda 2020. Os dados são para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto o contribuinte pagou de imposto ao longo do ano e identificar se houve sonegação ou não.

Se o contribuinte tiver conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora, é necessário que ele tenha informações sobre todas elas.

Os aposentados e pensionistas do INSS já podem realizar a consulta dos comprovantes de rendimento referentes ao ano passado. O documento está disponível pela internet, para isso é só acessar o Meu INSS

Se o informe não for disponibilizado até o período estipulado, o contribuinte deve entrar em contato com o RH da empresa ou o gerente da instituição financeira que não emitiu o documento. E se mesmo assim o documento não for entregue, o contribuinte deve informar a Receita.

Agora, se o comprovante apresentar informações incorretas, como salários não pagos e nem creditados no ano de 2019 ou os rendimento tributáveis e isentos calculados juntos, a pessoa deve pedir um novo documento corrigido antes de entregar a declaração.

Leia Também: Vagas abertas no Espírito Santo: inscrições começam nesta quinta-feira (27)

O documento precisa ser corrigido até o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020, que é dia 30 de abril. Se não for possível, o contribuinte pode fazer a entrega com os números incorretos e depois fazer uma declaração retificadora.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!