Aposentadoria do INSS pode ser antecipada com essa lista de documentos

O Instituto Nacional do Seguro Social, está com uma fila de cerca de 2 milhões de benefícios esperando por uma resposta. Alguns já esperam a mais de 45 dias. Porém, alguns documentos podem antecipar a concessão da aposentadoria do INSS. 

Aposentadoria do INSS pode ser antecipada com essa lista de documentos
Aposentadoria do INSS pode ser antecipada com essa lista de documentos (Imagem:Reprodução/Google)

Aqueles que não conseguem a aposentadoria de forma automática, no momento da solicitação é feita pelos canais de atendimento do INSS, pelo telefone 135 ou Meu INSS. Estes entram no grupo de 1,7 milhões de segurados que aguardam a convocação do órgão.

Leia também: INSS investiu nos servidores para diminuir fila de pedidos

O solicitante deve se preparar durante o período de espera para cumprir os requisitos do órgão, como a entrega de documentos. 

Em outubro do ano passado, foram realizadas 956,3 mil solicitações, porém quase metade, ou seja, 434,5 mil foram recusadas de acordo com o boletim mais recente da previdência.

O trabalhador deve consultar se possui tempo de trabalho para solicitar a aposentadoria do INSS, caso não tenha a convocação para que sejam apresentados documentos no posto. 

A lista é diferente para os funcionários públicos e para os trabalhadores de empresa privada. 

Para os funcionários públicos os documentos que o órgão solicita vai depender do tipo de vínculo e também da contribuição que precisará comprovar. 

Esses documentos são:

  • Carteiras de trabalho, para empregados do setor privado ou sob regime da CLT
  • Certificado de Reservista, para quem cumpriu serviço militar Certidão de Tempo de Contribuição, para quem foi funcionário público
  • Carnês de pagamento, para quem foi contribuinte individual

Já para os funcionários de empresas privadas que não possuem todas as contribuições na carteira de trabalho, podem precisar apresentar documentos complementares para a solicitação da aposentadoria do INSS. Incluindo:

  • Extratos do Fundo de Garantia Holerites
  • Contratos de início e fim do vínculo de trabalho
  • Sentença de ação trabalhista
  • Cópia da ficha de registro de funcionário na empresa

O governo está em busca de soluções para diminuir essa fila de espera, que por lei deveriam conceder o benefício em até 45 dias. 

Leia também: Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até amanhã (29) para aderir

Uma das soluções é a contratação de cerca de 7 mil militares da reserva para realizar o atendimento ao público, e de pelo menos 1,5 mil funcionários já aposentados pelo INSS para que retornem aos cargos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!