Fake News! Correios faz alerta importante sobre golpe em entregas

Em tempo de redes sociais a divulgação de conteúdo é muito mais rápida e diversos problemas podem surgir com esta facilidade. A exemplo das notícias falsas, mais conhecidas como Fake News. Agora, os Correios foram alvo de informações mentirosas envolvendo seus serviços.

Fake News! Correios faz alerta importante sobre golpe em entregas (Reprodução/Internet)
Fake News! Correios faz alerta importante sobre golpe em entregas (Reprodução/Internet)

A empresa detalha que circula nas redes sociais informações falsas citando Imprensa Correios; Sedex Brasil, Financeiro Correios e Correios Brasil. De acordo com o texto, os usuários estavam sendo alertados sobre uma suposta tentativa de entrega de encomenda.

Leia Também: Nubank orienta o que fazer para evitar golpes quando celular for roubado

Visualizando as informações, a companhia pontua que toda as informações são falsas, e se trata de um spam, no qual contém links com vírus ou programas maliciosos que podem danificar o aparelho do usuário. A orientação dada pela companhia é que, assim que receber o conteúdo, o internauta deva apagá-lo.

Aproveitando a repercussão das informações, os Correios ainda pontua que não envia mensagens eletrônicas sem prévia autorização para seus clientes. E, além disto, não autoriza o envio deste tipo de conteúdo por terceiros no seu nome.

No site da empresa, há uma nota publicada no qual informa “a não abrirem os arquivos ou clicarem nos links e excluírem as mensagens imediatamente”, informou.

Os casos referidos acima já foram encaminhados para órgãos responsáveis e segurança da informação. Empresa espera que medidas sejam tomadas.

Aproveitando a situação, é importante destacar alguns pontos que ajudam a se proteger em situações como essas, no qual links são enviados e recebidos através das redes sociais. A dica chave de especialistas é evitar clicar em endereços, principalmente nos compartilhados via whatsapp ou redes sociais.

Leia Também: Resgates do Tesouro Direto superam retiradas de janeiro

Além disto, não é aconselhável acessar nenhum tipo de link enviado por SMS ou por e-mail. Há casos de usuários que são redirecionados a uma página falsa, em que dados pessoais são solicitados.

A Polícia destaca que existem ainda outros tipos de golpes no quais são feitos através de coleta de dados nos computadores e smartphones. Ele é acionado a partir de quando o internauta deixa fazer o download de arquivos com vírus ou programas maliciosos.

A partir desta instalação, dados são coletados. A orientação é ficar alerta e sempre ter certeza de estar navegando em sites oficiais das empresas. Outro ponto é ter no smartphone e computador programas de antivírus, com a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!