Em tempo de redes sociais a divulgação de conteúdo é muito mais rápida e diversos problemas podem surgir com esta facilidade. A exemplo das notícias falsas, mais conhecidas como Fake News. Agora, os Correios foram alvo de informações mentirosas envolvendo seus serviços.
A empresa detalha que circula nas redes sociais informações falsas citando Imprensa Correios; Sedex Brasil, Financeiro Correios e Correios Brasil. De acordo com o texto, os usuários estavam sendo alertados sobre uma suposta tentativa de entrega de encomenda.
Leia Também: Nubank orienta o que fazer para evitar golpes quando celular for roubado
Visualizando as informações, a companhia pontua que toda as informações são falsas, e se trata de um spam, no qual contém links com vírus ou programas maliciosos que podem danificar o aparelho do usuário. A orientação dada pela companhia é que, assim que receber o conteúdo, o internauta deva apagá-lo.
Aproveitando a repercussão das informações, os Correios ainda pontua que não envia mensagens eletrônicas sem prévia autorização para seus clientes. E, além disto, não autoriza o envio deste tipo de conteúdo por terceiros no seu nome.
No site da empresa, há uma nota publicada no qual informa “a não abrirem os arquivos ou clicarem nos links e excluírem as mensagens imediatamente”, informou.
Os casos referidos acima já foram encaminhados para órgãos responsáveis e segurança da informação. Empresa espera que medidas sejam tomadas.
Aproveitando a situação, é importante destacar alguns pontos que ajudam a se proteger em situações como essas, no qual links são enviados e recebidos através das redes sociais. A dica chave de especialistas é evitar clicar em endereços, principalmente nos compartilhados via whatsapp ou redes sociais.
Leia Também: Resgates do Tesouro Direto superam retiradas de janeiro
Além disto, não é aconselhável acessar nenhum tipo de link enviado por SMS ou por e-mail. Há casos de usuários que são redirecionados a uma página falsa, em que dados pessoais são solicitados.
A Polícia destaca que existem ainda outros tipos de golpes no quais são feitos através de coleta de dados nos computadores e smartphones. Ele é acionado a partir de quando o internauta deixa fazer o download de arquivos com vírus ou programas maliciosos.
A partir desta instalação, dados são coletados. A orientação é ficar alerta e sempre ter certeza de estar navegando em sites oficiais das empresas. Outro ponto é ter no smartphone e computador programas de antivírus, com a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais.