Aposentadoria INSS: dicas para acelerar a resposta do seu pedido

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está com uma fila de 2 milhões de solicitações de benefícios. Isso se agravou após a reforma da previdência, que fez com que a pressa e a correria para se aposentar aumentasse o número de pedidos. Além disso, o sistema da Previdência foi acumulando e travou as análises. Saiba como acelerar a resposta da sua solicitação de aposentadoria INSS.

Aposentadoria INSS: dicas para acelerar a resposta do seu pedido
Aposentadoria INSS: dicas para acelerar a resposta do seu pedido (Imagem:Reprodução/Google)

O INSS tem um prazo legal de 45 dias para conceder a resposta para o solicitante, porém, alguns benefícios já estão esperando mais de 120 dias.

Leia Também: Confira como requerer aposentadoria do INSS sem cumprir carência

Por isso, conheça algumas formas de driblar a crise e movimentar o sistema para que o seu pedido seja atendimento mais de pressa.

Como acelerar a concessão da aposentadoria INSS

  • CNIS

Os benefícios são calculados e concedidos para os segurados tendo como base as informações que se encontram no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O INSS pode exigir que o segurado regularize e faça a correção de alguns dados informados e isso faz com que a sua análise seja prorrogada. O que pode levar o benefício a ser negado ou concedido de forma errada.

Por conta disso, é necessário que os dados sejam analisados e corrigidos antes que o benefício seja solicitado.

  • Resumo do pedido 

Por conta de serem muitas solicitações, se o segurado ou dependente não realizar o resumo detalhado daquilo que pretende a demora será ainda maior. Melhorar o resumo o servidor na hora de analisar o processo. 

É importante apontar o tempo de serviço, os períodos que precisam ser comprovados o valor de contribuições, assim como detalhes sobre doença ou deficiência. 

  • Documentação completa e em ordem

Os documentos devem ser apresentados de forma cronológica, principalmente quando se tratar de tempo de serviços com atividades especiais.

A ordem cronológica é apresentar carteira de trabalho, carnês de contribuição (Guia da Previdência Social), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e outros. A falta dessa documentação pode prejudicar a concessão do benefício. 

Leia Também: Aprenda a financiar a casa própria usando recursos do Minha Casa, Minha Vida

  • Conhecer os recursos

Existem muitos recursos para discutir a decisão da previdência. Quando a aposentadoria é negada existem ferramentas que são colocadas à disposição do segurado para ter uma resposta de forma mais rápida ou entrar com um processo na Justiça.

Em caso de dúvidas, antes de entrar com ação judicial para que a aposentadoria INSS seja liberada, procure um advogado especializado na área.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA