Saque do Bolsa Família foi antecipado em quatro cidades de SP

Uma boa notícia para aqueles que dependem do saque do Bolsa Família e residem em quatro municípios paulistas atingidos pelas chuvas. Os moradores de São Carlos, Taquaritinga, Bebedouro e Itápolis já podem retirar a parcela de fevereiro do benefício desde a última sexta-feira (14).

Saque do Bolsa Família foi antecipado em quatro cidades de SP
Saque do Bolsa Família foi antecipado em quatro cidades de SP (Foto: Reprodução Google)

A medida tem o objetivo de ajudar as famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas, antecipando a data marcada no calendário oficial de pagamentos do programa.

Leia Mais: Aplicativo Bolsa Família 2020: quais vantagens em ter?

O Ministério da Cidadania acompanha desde o dia 19 de janeiro as regiões que são atingidas pelos temporais. O monitoramento é feito de forma frequente em parceria com a Defesa Civil e é coordenado pela Secretaria Nacional de Assistência Social.

O Atendimento às necessidades de estados e municípios é organizado por um grupo de trabalhadores da Rede.

“Nós fazemos a orientação de como os municípios devem atuar com relação à política de assistência social”, “Orientamos a verificar como fica a situação dos vínculos familiares dos desabrigados, sobre como instruir as pessoas para retornarem a suas residências. Essas situações são prioridade” esclareceu Yvelônia Barbosa, diretora do departamento de Proteção Especial do Ministério da Cidadania.

É de responsabilidade também do Ministério da Cidadania pelo cofinanciamento federal do Serviço de Proteção Social em Situações de Calamidade Pública e Emergências, assegurar o repasse dos recursos de acordo com quantidade de pessoas desabrigadas nas cidades.

Leia MaisBanco Inter sobe resultados e investidores podem comemorar

O adiantamento no saque do Bolsa Família pode ser usado para compra de alimentação, colchões, para construir abrigos e itens que garantam condições apropriadas para estas pessoas até que seja possível o retorno a suas respectivas casas.

Isso significa que os moradores que sofreram com as enchentes e que são beneficiados do Bolsa nas cidades citadas, não precisam seguir o calendário do mês de fevereiro. Basta comparecer até uma agência da Caixa Econômica e solicitar o saque do Bolsa Família.

Quem perdeu os documentos precisa apenas informar o número do seu CPF, no momento também pode ser solicitada a 2° via do cartão.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.