Pensionistas do INSS estão liberados à acessar extrato de rendimento para o IRPF 2020

O prazo para dar início as declarações do Imposto de Renda 2020 está cada vez mais próximo, e por isso, os pensionistas do INSS foram liberados a consultar o informe de rendimento. O documento serve como uma comprovação dos valores recebidos pelos aposentados e beneficiados, de modo que estes possam ter as quantias abatidas em seus tributos.

Pensionistas do INSS estão liberados à acessar extrato de rendimento para o IRPF 2020 (Imagem: Reprodução - Google)
Pensionistas do INSS estão liberados à acessar extrato de rendimento para o IRPF 2020 (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder ter acesso, consultar e imprimir o extrato, é preciso acessar a página do Meu INSS. Na lateral esquerda da tela, o beneficiário deverá selecionar o link “Extrato para Imposto de Renda (IR)”.

Leia também: Restituição IR 2020: calendário de pagamento já foi divulgado pela Receita

Na sequência, basta informar os dados de login (documentação e senha de cadastro) e conformar o acesso.

O extrato estará disponível por completo, apresentando todos os recebimentos de janeiro a dezembro de 2019. Pensões, aposentadorias e demais auxílios são informados junto com os valores e datas de pagamentos em que foram concedidos.

Quem não quiser acessar pelo site, também tem a possibilidade, mais fácil e rápida, de consultar pelo aplicativo Meu INSS. A ferramenta é gratuita e está disponível nos celulares com sistemas Android e IOS. Nela, basta inserir os mesmos dados de cadastro e também selecionar a opção de extrato.

Por fim, no caso dos trabalhadores, o documento também pode ser solicitado em suas empresas que têm a obrigação de fornece-lo.

Além dos recebimentos, o extrato informa os valores pagos do IRPF do ano passado, suas contribuições e demais gastos como plano de saúde (para quem tem coletivo empresarial).

Leia também: Conheça o novo valor da contribuição INSS para donas de casa

Além do extrato, os pensionistas do INSS também precisam solicitar aos seus bancos os seus históricos de pagamento e recebimento.

As instituições financeiras têm até o dia 28 deste mês para poder enviar os dados aos seus clientes. Nesse caso, a obrigatoriedade é aplicada não só aos correntistas e poupadores, como também aos próprios funcionários.

A documentação deve apresentar os informes de rendimentos, dados sobre transações, cartões de crédito, valores de poupanças, aposentadorias e demais despesas.

Normalmente, há redes em que o material deve ser acessado online ou então por meio da central de atendimento.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.