Financiamento imobiliário com juros fixos foi anunciado pela Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou novas funcionalidades para o financiamento imobiliário com modernidade na taxa de juros. Estes valores irão ser válidos para residencias novas e usadas, e pode cobrir até 80% do financiamento móvel.

Financiamento imobiliário com juros fixos foi anunciado pela Caixa (Reprodução/Internet)
Financiamento imobiliário com juros fixos foi anunciado pela Caixa (Imagem: Reprodução/Internet)

O lançamento foi realizado nesta quinta-feira (20), sendo que o grande diferencial são os juros prefixados que variam entre 8% a 9,75% ao ano. Em suma, quando assinar o contrato de empréstimo o cliente vai saber quanto vai pagar do começo ao fim do financiamento.

Leia Também: BC autoriza financiamento de imóvel com cooperativas e juros menor

Ao optar pela modalidade, o interessado poderá escolher entre dois sistemas de amortizações para contratos de até 360 meses, e PRICE, até 240 meses. Contratações já estão vigentes nas agências da Caixa Econômica.

Nesta modalidade não há uma correção nem da Taxa referencial ou IPCA (inflação). Este é um ponto observado, pois existem duas linhas de financiamento imobiliário oferecida pelo banco.

O evento de lançamento contou com a presença do presidente do banco, Pedro Guimarães, que lembrou que hoje a TR é 0, mas que já estava acima dos 10%. “E se souber um descontrole inflacionário, ela sobe para 2%. Mas isso não acontecerá neste governo.”

Ele ainda detalha que a nova linha permitirá que os brasileiros tomem empréstimo por 20, 30 anos sabendo desde o primeiro dia quanto irão pagar.

Leia Também: Confira como requerer aposentadoria do INSS sem cumprir carência

Durante o ano passado, a Caixa realizou um empréstimo de 90 bilhões de reais no financiamento imobiliário. Os créditos feitos pelo banco representam 70% do mercado.

Veja na tabela abaixo os juros referentes as três linhas de crédito imobiliário do banco:

Linhas de crédito imobiliário TR IPCA Fixa
Com relacionamento (a partir de) 6,50% 2,95% 8,00%
Sem relacionamento 8,59% 4,95% 9,75%

 

Atualmente há uma queda da taxa básica de juros (Selic). O feito alcançou um dos menores patamares da história do país. Desta forma, os valores para o financiamento nunca estiveram tão baixos quanto atualmente. Isto porque com a Selic está a 4,25% ao ano, os bancos já oferecem linhas de crédito na casa dos 7% ao ano.

Este cenário é bem diferente do apresentado há quatro anos atrás, quando configurava-se em dois dígitos, a Selic pontuando os valores de 14,2%.

O mercado de financiamentos tem apresentado uma alta crescentes desde 2016, quando os índices começaram a ser mais positivos.

Só para ter uma ideia, a cada redução de um ponto percentual nos juros do financiamento de um imóvel, o número de famílias que conseguiriam comprá-lo sobe até 20%. A estimativa foi realizada pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).