IR 2020: saiba porque o ideal é antecipar a entrega da declaração

Nova rodada do Imposto de Renda (IR 2020) está prestes a começar e com isso muitos brasileiros dão início a organização das documentações necessárias. Oficialmente, as declarações só podem ser enviadas a partir da primeira semana de março, entretanto, aqueles que entregarem primeiro terão a possibilidade de receber as restituições ainda mais cedo.

IR 2020: saiba porque antecipar a entrega da declaração (Imagem: Reprodução - Google)
IR 2020: saiba porque antecipar a entrega da declaração (Imagem: Reprodução – Google)

O prazo final de envio da papelada é até o dia 30 de abril, até lá será necessário reunir todos os comprovantes de pagamentos, recibos, contracheques e demais informes que apresentem dados financeiros.

Leia também: Lote residual do Imposto de Renda começa a ser depositado nesta 2° feira

Especialistas afirmam que prestar conta para o leão no começo do calendário é uma ótima oportunidade de, além de se livrar logo da responsabilidade, receber as restituições assim que as declarações forem encerradas.

Após o período de validação dos dados fornecidos, se a Receita Federal certificar que todas as informações estão corretas e não encontrar nenhuma incompatibilidade, o contribuinte que tiver direito a devolução financeira será o primeiro a recebe-la.

Tire algumas dúvidas sobre o IR 2020:

Declarações do INSS

Os aposentados que forem prestar conta, não devem esquecer de ir até o site do INSS e emitir o extrato de seus recebimentos. O documento comprovará toda a renda ofertada para ele ao longo dos últimos 12 meses e poderá facilitar na hora de definir se terá ou não direito a Restituição

Quais documentos apresentar

Mesmo após enviar a declaração, tenha em mãos todas as documentações que comprovem os dados repassados. Boletos de pagamento; contracheques; seguros de carro, casa; pagamentos de contas comuns como água, energia, internet, telefone; contrato com os valores dos planos de saúde; mensalidades escolares e acadêmicas; compras de materiais; faturas de cartões e créditos e demais certificados podem ser solicitados pela Receita.

Leia também: Sebrae divulga pesquisa animadora sobre crédito para micro e pequenas empresas

Separe os orçamentos por categoria

Na hora de reunir a documentação acima é importante que você as separe por categorias, isso facilitará na buscar por algum registro específico e ajudará na hora de revisar os dados. Saúde, educação, moradia, salário e custos bancários são as principais modalidades onde todos os contribuintes estão enquadrados.

Propriedade de bens

Aqueles que tiverem carros, imóveis ou demais bens com um alto valor financeiro precisam comprovar a posse no IR 2020. Nesse caso, é necessário apresentar o documento de compra ou financiamento de modo que valide a propriedade.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.