IR 2020: saiba porque o ideal é antecipar a entrega da declaração

Nova rodada do Imposto de Renda (IR 2020) está prestes a começar e com isso muitos brasileiros dão início a organização das documentações necessárias. Oficialmente, as declarações só podem ser enviadas a partir da primeira semana de março, entretanto, aqueles que entregarem primeiro terão a possibilidade de receber as restituições ainda mais cedo.

IR 2020: saiba porque antecipar a entrega da declaração (Imagem: Reprodução - Google)
IR 2020: saiba porque antecipar a entrega da declaração (Imagem: Reprodução – Google)

O prazo final de envio da papelada é até o dia 30 de abril, até lá será necessário reunir todos os comprovantes de pagamentos, recibos, contracheques e demais informes que apresentem dados financeiros.

Leia também: Lote residual do Imposto de Renda começa a ser depositado nesta 2° feira

Especialistas afirmam que prestar conta para o leão no começo do calendário é uma ótima oportunidade de, além de se livrar logo da responsabilidade, receber as restituições assim que as declarações forem encerradas.

Após o período de validação dos dados fornecidos, se a Receita Federal certificar que todas as informações estão corretas e não encontrar nenhuma incompatibilidade, o contribuinte que tiver direito a devolução financeira será o primeiro a recebe-la.

Tire algumas dúvidas sobre o IR 2020:

Declarações do INSS

Os aposentados que forem prestar conta, não devem esquecer de ir até o site do INSS e emitir o extrato de seus recebimentos. O documento comprovará toda a renda ofertada para ele ao longo dos últimos 12 meses e poderá facilitar na hora de definir se terá ou não direito a Restituição

Quais documentos apresentar

Mesmo após enviar a declaração, tenha em mãos todas as documentações que comprovem os dados repassados. Boletos de pagamento; contracheques; seguros de carro, casa; pagamentos de contas comuns como água, energia, internet, telefone; contrato com os valores dos planos de saúde; mensalidades escolares e acadêmicas; compras de materiais; faturas de cartões e créditos e demais certificados podem ser solicitados pela Receita.

Leia também: Sebrae divulga pesquisa animadora sobre crédito para micro e pequenas empresas

Separe os orçamentos por categoria

Na hora de reunir a documentação acima é importante que você as separe por categorias, isso facilitará na buscar por algum registro específico e ajudará na hora de revisar os dados. Saúde, educação, moradia, salário e custos bancários são as principais modalidades onde todos os contribuintes estão enquadrados.

Propriedade de bens

Aqueles que tiverem carros, imóveis ou demais bens com um alto valor financeiro precisam comprovar a posse no IR 2020. Nesse caso, é necessário apresentar o documento de compra ou financiamento de modo que valide a propriedade.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.