Calendário INSS: veja quando será liberada a aposentadoria e pensão

O calendário do INSS, responsável por organizar os pagamentos já está em andamento e beneficiará milhares de brasileiros segurados pelo órgão. Os valores são referentes a pensões e auxílios ofertados mediante a situação social, econômica e trabalhista de cada cadastrado. Os valores referentes ao mês de janeiro começaram a ser pagos na última semana, no dia 7. Já a quantia de fevereiro será liberada a partir do dia 6 de março.

Calendário INSS: veja quando será liberada a aposentadoria e pensão (Imagem: Reprodução - Google)
Calendário INSS: veja quando será liberada a aposentadoria e pensão (Imagem: Reprodução – Google)

Para receber o benefício é necessário que o segurado se dirija até uma unidade da Caixa Econômica Federal apresentando o cartão do INSS ou um documento de identificação pessoal com foto. O valor pode ser liberado tanto nos caixas eletrônicos quanto nos guichês de atendimento.

Leia também: INSS corrige valor do piso e muda o pagamento dos salários

Por se tratar de auxílios liberados em todo o território nacional, o instituto usa a numeração final do cartão do benefício para poder organizar a ordem de recebimento.

Inicialmente, são contemplados aqueles que recebem até um salário mínimo (atualmente fixado em R$ 1.045) e na sequência os brasileiros com uma renda acima do piso nacional.

A cronologia é determinada de acordo com o último dígito presente no cartão. Isso quer dizer que os segurados de numeração 1 são os primeiros contemplados, até o número 9. Por último, o benefício é ofertado para quem tem um 0 no documento.

Valores e benefícios

O valor do pagamento varia de acordo com o benefício solicitado. No caso das aposentadorias, conforme as novas regras estipuladas pela reforma da previdência, o auxílio é determinado de acordo com o tempo de serviço, número de contribuições e renda salarial dos ex trabalhadores.

Já para as pensões o pagamento apresenta regras diferentes de acordo com cada categoria. Na pensão por morte, por exemplo, o auxílio é liberado mensalmente (sem prazo de validade) para os parentes segurados pelo falecido.

Leia também: INSS sofre pressão na justiça com prazo final sobre os benefícios

Já no auxílio maternidade, as parcelas podem ocorrer entre 1 a 6 meses, a depender da situação da segurada. Em aborto espontâneo o pagamento é calculado de acordo com o período de afastamento do serviço, sendo entre quinze a trinta dias.

Já para adoções ou gestações, a quantia pode ser estender por até 6 meses e ser liberada também para os homens.

Calendário INSS

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.