Auxílio doença do INSS: saiba como não perder seu pagamento no pente fino

Você sabe o que é o auxílio-doença? Trata-se de um benefício, concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tem como objetivo ajudar os trabalhadores que estão impossibilitados de exercerem suas funções por questões de saúde. O valor e tempo de pagamento varia de acordo com o laudo médico de cada um, mas pode ser estender por anos no caso de doenças mais graves.

Auxílio doença do INSS: saiba como não perder seu pagamento no pente fino
Auxílio doença do INSS: saiba como não perder seu pagamento no pente fino

Para poder ter acesso é preciso dar entrada no pedido de solicitação, pelo portal do INSS e comprovar, por meio de um laudo médico, a necessidade do pagamento.

Após a perícia feita pelo Instituto, o valor começa a ser depositado na conta do segurado e se estenderá até que ele possa retomar suas atividades.

Leia também: Benefício do INSS não exige contribuição e paga até R$1.045

Entretanto, é preciso ficar atento. Há muitos casos em que os trabalhadores perdem o direito do benefício por não cumprirem com as regras estabelecidas.

O governo iniciou o processo chamado de pente fino, em que filtra os benefícios concedidos a fim de encontrar irregularidades.

O auxílio doença está na mira desta operação, e milhares de brasileiros podem ser chamados para comprovar a necessidade no recebimento do salário.

Para garantir o pagamento, a prioridade máxima é manter os exames atualizados e realizar todas as avaliações médicas necessárias, de forma que seja comprovadas e validadas pelo INSS.

Na sequência, é preciso ficar atento também ao tempo em que pode retornar ao trabalho. Muitos trabalhadores têm seus depósitos barrados, porque voltam as suas empresas e o INSS não permite que sejam pagos ao mesmo tempo (os salários por dia de serviço) mais o auxílio.

Isso significa que, enquanto estiver doente, recebendo o seguro, o cidadão não pode estar presente em sua firma.

Por fim, é importante também se manter atualizado das solicitações por parte do instituto. Se houver algum comunicado, pedido de revisão, chamamento para um novo exame, entre outros serviços, o trabalhador precisa estar ciente para atender a demanda.

Leia também: BC estuda ampliar terminais para saque de dinheiro; veja como funcionará

A convocação sobre o pente fino é feita com envio de carta, no extrato do pagamento, e-mail ou ligação.

Confira os principais requisitos para receber o auxílio doença

  • Cumprir carência de 12 contribuições mensais – a perícia médica do INSS avaliará a isenção de carência para doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, doenças profissionais, acidentes de trabalho e acidentes de qualquer natureza ou causa;
  • Possuir qualidade de segurado (caso tenha perdido, deverá cumprir metade da carência de 12 meses a partir da nova filiação à Previdência Social);
  • Comprovar, em perícia médica, doença/acidente que o torne temporariamente incapaz para o seu trabalho;
  • Para o empregado em empresa: estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.