Nubank é vítima de mais um golpe que pode roubar a sua senha

Novo golpe na praça. O Nubank mais uma vez é vítima de fraudes envolvendo sua marca. Nas últimas semanas, criminosos criaram um site fake, similar ao original da fintech, para roubar os dados de cadastro dos seus usuários. O portal, apesar de fornecer um cadeado de segurança, é falso e tem como objetivo ter acesso as senhas e números de documentações pessoais.

Nubank é vítima de mais um golpe que pode roubar a sua senha (Imagem: Reprodução - Google)
Nubank é vítima de mais um golpe que pode roubar a sua senha (Imagem: Reprodução – Google)

As vítimas, vinculadas ao Nubank, estão recebendo a seguinte mensagem: “proprietário você recebeu uma mensagem importante do Nubank, visualize em tinyurl.com/xxxxx”.

O texto ainda apresenta erros de grafia e um link suspeito, ao clicar nele, será possível ver uma interface da marca, que solicitará o número do CPF e senha do cartão.

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Ao informar os dados, o usuário receberá uma notificação alegando que o dispositivo não está autorizado para o procedimento. Desse modo, pede que seja enviado uma série de fotos com o RG ou carteira de motorista.

Mesmo mandando a fotografia, o site solicitará que seja realizado um novo envio, alegando que “a foto em que você deve segurar seu documento ao lado do seu rosto (selfie) deve ser tirada por você mesmo, sem cobrir o seu rosto com o documento”.

Após a validação da imagem, o usuário receberá um a mensagem dizendo que “A sua solicitação do procedimento de verificação Nubank foi concluída com sucesso”.

Pronto, tais passos são o suficiente para fornecer as documentações necessárias para compras online sem o consentimento do titular.

Posicionamento do Nubank

Cientes da situação, a marca solicitou que seus clientes não acessassem qualquer outra página que não esteja dentro de seus canais oficiais de comunicação.

Além disso, relembrou que não trabalha com mensagem de texto SMS, e que qualquer informe se dá por e-mail ou pelo próprio aplicativo.

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A empresa recomenda ainda que, em casos de suspeita, “entre em contato pelos canais oficiais de atendimento ou acesse a página pelo seu navegador, e não pelo link enviado”.

Por fim, reforça que no caso dos clientes que tiveram os dados clonados ou roubados, estará à disposição para realizar o cancelamento dos cartões e solicitar um novo para que seus clientes não fiquei desprotegidos.

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
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