Nubank é vítima de mais um golpe que pode roubar a sua senha

Novo golpe na praça. O Nubank mais uma vez é vítima de fraudes envolvendo sua marca. Nas últimas semanas, criminosos criaram um site fake, similar ao original da fintech, para roubar os dados de cadastro dos seus usuários. O portal, apesar de fornecer um cadeado de segurança, é falso e tem como objetivo ter acesso as senhas e números de documentações pessoais.

Nubank é vítima de mais um golpe que pode roubar a sua senha (Imagem: Reprodução - Google)
Nubank é vítima de mais um golpe que pode roubar a sua senha (Imagem: Reprodução – Google)

As vítimas, vinculadas ao Nubank, estão recebendo a seguinte mensagem: “proprietário você recebeu uma mensagem importante do Nubank, visualize em tinyurl.com/xxxxx”.

O texto ainda apresenta erros de grafia e um link suspeito, ao clicar nele, será possível ver uma interface da marca, que solicitará o número do CPF e senha do cartão.

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Ao informar os dados, o usuário receberá uma notificação alegando que o dispositivo não está autorizado para o procedimento. Desse modo, pede que seja enviado uma série de fotos com o RG ou carteira de motorista.

Mesmo mandando a fotografia, o site solicitará que seja realizado um novo envio, alegando que “a foto em que você deve segurar seu documento ao lado do seu rosto (selfie) deve ser tirada por você mesmo, sem cobrir o seu rosto com o documento”.

Após a validação da imagem, o usuário receberá um a mensagem dizendo que “A sua solicitação do procedimento de verificação Nubank foi concluída com sucesso”.

Pronto, tais passos são o suficiente para fornecer as documentações necessárias para compras online sem o consentimento do titular.

Posicionamento do Nubank

Cientes da situação, a marca solicitou que seus clientes não acessassem qualquer outra página que não esteja dentro de seus canais oficiais de comunicação.

Além disso, relembrou que não trabalha com mensagem de texto SMS, e que qualquer informe se dá por e-mail ou pelo próprio aplicativo.

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A empresa recomenda ainda que, em casos de suspeita, “entre em contato pelos canais oficiais de atendimento ou acesse a página pelo seu navegador, e não pelo link enviado”.

Por fim, reforça que no caso dos clientes que tiveram os dados clonados ou roubados, estará à disposição para realizar o cancelamento dos cartões e solicitar um novo para que seus clientes não fiquei desprotegidos.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.