IPVA 2020 AL: saiba quais as duas condições para quitar o imposto

Proprietários de veículos do estado de Alagoas (AL) devem ficar atentos ao pagamento do IPVA AL 2020. Governo estadual divulgou calendário de pagamentos e há a possibilidade de quitar a dívida em duas formas.

IPVA 2020 AL: saiba como pagar o tributo em duas formas (Reprodução/Google Imagens)
IPVA 2020 AL: saiba como pagar o tributo em duas formas (Reprodução/Google Imagens)

Apesar do período de pagamentos em cota única já ter sido finalizado na última terça-feira (11) para os interessados em obter desconto pelo estado, ainda é possível quitar o débito à vista. Para isso, é necessário ficar atento ao calendário divulgado pelo governo.

Leia também: IPVA 2020 pode ser consultado na internet; aprenda como no passo a passo

Caso não opte por realizar o pagamento do IPVA AL 2020 à vista, o proprietário poderá parcelar a dívida total em até seis vezes, mas não haverá descontos nesta modalidade. Neste ponto, as parcelas não poderão ter valor inferior a R$ 100.

Para realizar o pagamento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e ter em mãos o número do RENAVAM, o número do Registro Nacional de Veículos Automotores, e placa do carro. No endereço é possível realizar consultas e emitir o boleto.

Já os proprietários que optarem pelo pagamento presencial devem comparecer a algumas das Centrais Já! e solicitar a impressão das guias.

O cálculo do imposto é formulado levando em consideração o valor venal do veículo, com base na tabela nacional e alíquota. Confira o percentual:

CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO ALÍQUOTA
Ônibus Ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalo mecânico, aeronaves e embarcações 1%
Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e similares Até 50 cilindradas 0%
Não superior a 150 cilindradas cúbicas 2%
Potência acima de 150 até 400 cilindradas cúbicas 2,75%
Potência acima de 400 cilindradas cúbicas 3,25%
Automóvel de passageiro, de carga ou misto Potência de até 80 hp 2,75%
Potência de 81 hp até 160 hp 3%
Potência acima de 160 hp 3,25%
Veículos que utilizem gás natural ou veículos híbridos que possuem mais de um motor de propulsão, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento, sendo que a fonte energética de um dos motores seja a energia elétrica 1,5%

 

As alíquotas são multiplicadas pelo valor venal do automóvel, definido conforme a tabela Fipe. Por isso, o imposto varia dependendo de cada meio de transporte.

Calendário IPVA AL 2020

Imagem: Divulgação / Secretaria Estadual da Fazenda

Sobre o imposto

Apesar do nome, o IPVA incide apenas sobre veículos que transitam por meio terrestre. Ou seja, carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola, ciclomotor e afins.

Leia também: IPVA DF 2020 ganha nova impressão e confunde contribuintes

Há pessoas que são isentas de realizar o pagamento, estão entre elas proprietários com deficiência e condutores que tiveram seu veículo apreendido ou furtado. Para ter direito ao benefício da isenção do IPVA é necessário apresentar documentação comprobatória ao Detran.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!