PIS/PASEP começa pagamento a partir de hoje! Confira o calendário

Começa nesta quinta-feira (13), o pagamento de mais um lote do PIS/PASEP para os trabalhadores brasileiros. Confira as datas. Podem realizar o saque do dinheiro aqueles que em 2018 exerceram atividade com carteira assinada

PIS/PASEP começa pagamento a partir de hoje! Confira o calendário
PIS/PASEP começa pagamento a partir de hoje! Confira o calendário (Imagem:Montagem/FDR)

Entre as regras, podem receber aqueles que obtiveram ganho de em média dois salários mínimos por mês. 

Leia Também: Saque do abono salarial 2020: saiba quais as regras para receber seu benefício

O valor do PIS/PASEP é definido levando em consideração o tempo em que foi trabalhado. Os trabalhadores que exerceram sua atividade por um ano, irão receber um salário mínimo.

O salário mínimo é o teto do programa, por isso o pagamento tem como referência a sua quantia, hoje em R$1.045. Quanto mais meses trabalhados, mais próximo de ganhar o valor cheio. 2 meses com registro representam 2/12 do salário e assim por diante.

O PIS é o programa integração social, pago para os trabalhadores de empresas privadas, o seu calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores.

O benefício liberado em fevereiro são para aqueles que nasceram entre os meses de março e abril. Os trabalhadores recebem o seu dinheiro pela Caixa Econômica Federal.

Já o PASEP, é o programa de formação do patrimônio do servidor público, pago para os funcionários públicos.

Para a definição das datas de pagamento é levado em consideração o número final de inscrição. Neste mês será liberado  pagamento para aqueles que tenham a inscrição com final 6 e 7. O abono é pago pelo Banco do Brasil.

Os beneficiários que possuem conta em um destes bancos já tiveram o seu dinheiro creditado de forma automática na terça-feira (11).

Aqueles que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.

Quem não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS, PIS/Pasep.

Os servidores que recebem PASEP devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil.

Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Leia Também: Produtores atingidos com a seca vão receber auxílio emergencial do governo; confira em quais cidades

O saldo ficará disponível para retirada até o dia 30 de junho deste ano. Caso o trabalhador não faça o saque, ele perde o benefício que vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!