Pagamento do Bolsa Família foi antecipado em três estados; saiba quais são eles

Antecipação no pagamento do Bolsa Família ajudará brasileiros prejudicados pelas fortes chuvas. Nessa quarta-feira (12), o governo federal anunciou que algumas cidades de Minas Gerias, Espirito Santo e Rio Grande do Sul poderão começar a sacar a parcela (referente ao mês de fevereiro). O pagamento já está sendo liberado e tem como objetivo auxiliar na reparação das enchentes.

Pagamento do Bolsa Família foi antecipado em três estados; saiba quais são eles (Imagem: Reprodução - Google)
Pagamento do Bolsa Família foi antecipado em três estados; saiba quais são eles (Imagem: Reprodução – Google)

Ao todo, 227 municípios terão os pagamentos antecipados, pois estão em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo poder público. As enchentes estão ocorrendo desde o fim de janeiro e já atingiram milhares de lares.

Leia também: Inscritos no Bolsa Família do RS poderão antecipar pagamento em fevereiro

Há casas completamente inundadas, familiares que perderam parentes, móveis, documentações, entre outras coisas. Para poder reforçar a ajuda, serão antecipados também os saques do Benefício da Prestação Continuada (BPC), a partir do próximo dia 19.

A ordem recebimento de ambas as categorias levará em consideração o número de registro dos programas, como de costume. Segundo o Ministério da Cidadania, espera-se que com esses pagamentos as vítimas possam começar a reestruturar suas vidas.

O então ministro, Osmar Terra, afirmou que além da liberação dos benefícios, ficará atento para possíveis medidas de ajuda para os moradores. Segundo o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, tal posicionamento por parte da gestão pública amenizará o número de danos.

Essa é uma decisão de governo importante. Uma decisão do governo Bolsonaro, do ministro Osmar Terra: antecipar o Bolsa Família no momento em que o sofrimento pelas chuvas, pelas dificuldades enfrentadas, causadas pelas intempéries e por todos os problemas delas decorrentes, acontecem”, explicou.

Leia também: Cartão Caixa SIM: Como solicitar sem anuidade

Pagamento do Bolsa Família

O valor do pagamento será o mesmo já concedido para cada beneficiário. No Bolsa Família, a quantia final varia de acordo com os auxílios extras que os cadastrados têm direito.

Tendo gestantes, crianças, adolescente e mulheres lactantes o programa os segura com quantias a mais.

Por ser uma antecipação mediante a situação de emergência, é válido ressaltar que no fim do mês os contemplados não receberão novamente o benefício, uma vez em que já terão usufruído da verba.

Para poder ter acesso a quantia, basta ir até uma agência bancária portando o cartão do programa. Quem tiver perdido, por conta do desastre, pode informar o número de CPF para confirmação do direito.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.