Inscritos no Bolsa Família do RS poderão antecipar pagamento em fevereiro

A partir desta quarta-feira (12), os inscritos no Bolsa Família de 9 cidades do estado do Rio Grande do Sul poderão realizar o saque do benefício referente ao mês de fevereiro de forma antecipada. Desde que façam parte do grupo beneficiado com a nova regra. 

Inscritos no Bolsa Família do RS poderão antecipar pagamento em fevereiro
Inscritos no Bolsa Família do RS poderão antecipar pagamento em fevereiro (Imagem:Montagem/FDR)

As chuvas de verão estão castigando alguns estados brasileiros e com isso os moradores acabam perdendo diversos bens, já que suas casas são invadidas pela água.

Leia também: Cortes do Bolsa Família no Maranhão surpreendem e afastam milhares de inscritos

De acordo com o governo federal, a medida é destinada aos municípios afetados pela forte chuva e que decretaram situação de emergência.

Veja as cidades beneficiadas:

  • Bagé
  • Canguçu
  • Dom Pedrito
  • Hulha Negra
  • Progresso
  • Rosário do Sul
  • São Gabriel
  • São Lourenço do Sul
  • Soledade

O Ministério deve autorizar a retirada do benefício mesmo para aqueles que tenham perdido os documentos.

Normalmente, o saque do benefício do Bolsa Família é determinado por uma data que corresponde ao Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão do programa. Aqueles que possuem o final 1 podem resgatar o seu dinheiro no primeiro dia de pagamento.

Com esse decreto, o calendário do programa é desconsiderado e todos os beneficiários podem realizar o saque do seu benefício no primeiro dia de pagamento.

Outro pagamento que terá uma parcela antecipada é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, em que sua renda mensal seja de até 25% do salário mínimo por pessoa. 

De acordo com o Ministério, o beneficiário poderá receber de forma antecipada o valor de um salário mínimo, que poderá ser pago em até 36 meses descontado nos benefícios posteriores. 

Os inscritos no Bolsa Família podem sacar seu benefício em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Basta informar o seu CPF ou apresentar um documento com foto, caso tenha. 

Leia também: IPVA PA 2020: Detran faz alerta importante sobre o pagamento

O programa faz uma transferência de renda e atende as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e de pobreza por todo o país. Com a antecipação, os que foram atingidos com a chuva podem iniciar o pagamento das suas despesas e compra de novas roupas, alimentos, material escolar e etc. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!