Licenciamento PI 2020: Detran se posiciona sobre atraso na entrega do boleto

Atraso na entrega dos boletos do IPVA e do licenciamento PI 2020 são motivos de insatisfação por marte dos motoristas do Piauí. Os carnês, que estão sendo enviados desde o mês de janeiro, ainda não chegaram na casa de milhares de contribuintes, fazendo com que os mesmos prestem queixa do Detran. Questionado sobre o motivo da demora, o órgão afirmou que de fato houve um congestionamento em seu sistema.

Licenciamento PI 2020: Detran se posiciona sobre atraso na entrega do boleto (Imagem: Reprodução - Google)
Licenciamento PI 2020: Detran se posiciona sobre atraso na entrega do boleto (Imagem: Reprodução – Google)

O diretor do Detran, Arão Martins, informou que o contrato com os Correios está atualizado e devidamente pago. Entretanto, o período maior do que o esperado está acontecendo porque há muitos pedidos de renovação, aumentando a demanda considerada normal.

Leia também: IPVA 2020 SP volta a ser cobrado com a segunda parcela; veja as datas

“Houve uma interrupção no repasse dados para os Correios por conta do congestionamento do sistema com o alto número de renovações agora no início do ano. Tivemos uma reunião hoje com os Correios e esse problema será resolvido no mais tardar esta semana”, afirmou.

Arão explicou ainda que aqueles que já quitaram o IPVA, mas possuem multa, estão impedidos de receber o licenciamento PI 2020. Quanto a isso, ele reforça que é preciso que o contribuinte analise seus cadastro para verificar se existe pendências.

“Às vezes as pessoas reclamam da demora mas isso porque o licenciamento não foi completado, como pagamento de multas. Elas podem não ter recebido pensando que estão regulares”, esclareceu.

É válido ressaltar que sem o documento da licença, o CRLV, os motoristas ficam impossibilitados de circular por todo o território nacional.

A carta é considerada como um passe livre de modo que comprove a propriedade do veículo e que ele está devidamente regularizado com o governo estadual e federal.

O calendário de pagamento do IPVA já começou e permite que o contribuinte encerrem seu débito em até três vezes.

A ordem da prestação de contas é definida de acordo com a numeração da placa e há oportunidade de descontos para aqueles que encerrarem o débito de uma única vez por meio da cota única.

Leia também: IPVA PA 2020: Detran faz alerta importante sobre o pagamento

Confira o calendário do IPVA PI 2020

Final da placa 1ª Cota ou Cota Única 2ª Cota 3ª Cota
1 31/01 28/02 29/03
2 28/02 29/03 30/04
3 29/03 30/04 31/05
4 30/04 31/05 28/06
5 31/05 28/06 31/07
6 28/06 31/07 30/08
7 31/07 30/08 30/09
8 30/08 30/09 31/10
9 30/09 31/10 29/11
0 31/10 29/11 30/12

 

Esse ano, estarão livre da tributação do IPVA PI 2020 os seguintes veículos:

  • Ambulâncias;
  • Táxi / mototáxi;
  • Veículos de deficientes físico;
  • Veículos do corpo de bombeiros;
  • Veículo sinistrado com laudo de perda total;
  • Ônibus de transporte coletivo;
  • Ônibus ou micro-ônibus destinado ao transporte escolar.

Vale lembrar que mesmo sem pagar o IPVA, os proprietários são obrigados a fazer o licenciamento PI 2020. Renovando o documento do veículo.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.