Pagamento do Bolsa Família 2020 começou! Saiba quem pode receber

Nesta quarta-feira (12), se inicia a liberação de mais um lote de pagamento do Bolsa Família para as famílias inscritas no programa. Este é o segundo crédito do ano de 2020, e não houve nenhuma alteração no valor a ser pago. 

Pagamento do Bolsa Família 2020 começa hoje com a liberação de mais um lote
Pagamento do Bolsa Família 2020 começa hoje com a liberação de mais um lote (Imagem:Montagem/FDR)

O programa Bolsa Família foi criado no ano de 2003, pelo ex-presidente Lula, que propôs a junção de outros benefício para compor o programa.

Leia também: Verba do Bolsa Família é congelada em 200 municípios; saiba quem se prejudica

O objetivo é fazer a transferência de renda para atender famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e de pobreza por todo o país. O dinheiro deve servir para auxiliar no acesso aos direitos básicos, como saúde, alimentação e educação. 

O calendário de pagamento do Bolsa Família é determinado conforme o último dígito do  Número de Identificação Social (NIS), que também é chamado de PIS ou NIT. Esse número se encontra no cartão utilizado para receber o benefício.

Os beneficiários com o número de NIS 1 já estão com o seu dinheiro disponível. Veja as outras datas de saque.

Para sacar é necessário que o beneficiário tenha em mãos o seu cartão e a senha. Caso não tenha o cartão, deve informar o seu NIS e estar com carteira de identidade e CPF. O banco responsável pelo repasse é a Caixa Econômica Federal. 

É possível consultar o saldo disponível por meio do telefone 0800 726 02 07, digitar 2 e novamente 2. Logo após informar o número do NIS. 

Aqueles beneficiários que não realizaram o saque têm o prazo máximo de 90 dias, ou seja, três meses. Considerando as liberações de fevereiro, as famílias poderão comparecer ao banco até maio para sacar o salário.

Caso contrário, o governo realiza o bloqueio do benefício. Depois, para que seja feito o desbloqueio o responsável deverá justificar a não retirada.

Leia também: Concurso do Censo 2020 é divulgado com 200 mil vagas

O valor depende da composição familiar. O fixo para todos os inscritos é de R$89,00, mas são adicionados benefícios variáveis para:

  • Gestantes e mães que amamentam;
  • Bebês e crianças;
  • Adolescentes até 17 anos.

Tendo em sua composição familiar cada um desses grupos, a família pode receber R$41 à mais por criança, adolescente ou gestante. Podendo acumular até 5 variáveis.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA