Concurso do Censo 2020 é divulgado com 200 mil vagas

Oportunidades para profissionais de diversas áreas para atuação no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do concurso do Censo 2020. Para se candidatar, o interessado deve atender aos pré-requisitos detalhados por cada vaga.

Concurso do Censo 2020 é divulgado com 200 mil vagas (Reprodução/Agência Brasil)
Concurso do Censo 2020 é divulgado com 200 mil vagas (Reprodução/Agência Brasil)

Ao total, são mais de 200 mil vagas espalhadas por todo o país. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (11). Mas, ainda de acordo com previsões, o edital do processo seletivo será publicado apenas no início de março.

Leia Também: Processo seletivo do IBGE abre vagas para 2020; confira como se inscrever

O concurso público já foi divulgado em maio de 2019, de acordo com este documento, o processo seletivo irá realizar a contratação de trabalhadores temporários, a fim de realizar o trabalho para o Censo Demográfico 2020. As oportunidades são para os cargos de recenseador e agente censitário.

De acordo com o IBGE, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) foi a empresa responsável por realizar a organização do concurso.

A assinatura do contrato deve ser feita ainda nesta semana, com isto, será garantida a publicação do edital logo no início do próximo mês.

Com a portaria, no qual autoriza o órgão a realizar o concurso do Censo 2020, a contratação será de até 234.416 trabalhadores temporários para as seguinte funções descritas:

  • Agente Censitário Municipal: 6.100
  • Agente Censitário Supervisor: 23.578
  • Recenseador: 196.000

Somadas as posições autorizadas a serem preenchidas nos cargos de agente censitário e recenseador, o número de vagas do concurso pode chegar a até 225.678.

Ainda assim, mesmo com o número de contratações já definidas, ainda foi detalhado remuneração para as funções e os pré-requisitos detalhados para as funções. As informações devem estar presentes apenas quando houver a publicação do edital.

Leia Também: Saque do PIS vai começar nesta quinta-feira; veja quais serão os contemplados

Mas, quando observado antigos concursos, os candidatos a recenseador precisam ter nível fundamental.  E os de agente censitário costuma ser exigido nível médio de escolaridade.

No último Censo, em 2010, foram abertas 191.972 vagas para recenseador. Outras 33.012 vagas foram abertas para agente censitário administrativo, agente censitário de informática, agente censitário municipal, agente censitário regional e agente censitário supervisor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!