O calendário de pagamento do IPTU Blumenau 2020 para aqueles que desejarem obter 5% de desconto se encerra nessa quinta-feira (13). Para poder ter acesso ao benefício, o contribuinte deverá optar pela cota única, quitando todo o valor de forma à vista. A prestação de contas pode ser feita em qualquer agência bancária ou pelo aplicativo das instituições financeiras.
Para poder ter acesso a segunda via do boleto, basta acessar o portal da prefeitura e se dirigir até a função de serviços e impostos. Nela, selecione a opção IPTU e depois informe os dados de registro do imóvel.
Leia também: IPTU São Paulo: isenção pode ser concedida aos atingidos por chuvas
Ao informar o número de registro do imóvel, você poderá ter acesso ao valor total do imposto e conseguirá simular as formas de pagamento, desde a cota única, até as 10 parcelas no caso daqueles que desejarem dividir.
O portal pede carência de 30 minutos da impressão até o pagamento para que o sistema registre o código de barras.
Quem optar pelo parcelamento, poderá pagar o IPTU Blumenau 2020 até o mês de dezembro, ficando atento as datas presentes nas guias. Se houver atraso, será preciso acessar o portal novamente e atualizar o boleto considerando os reajustes de juros e multa.
Quem deve prestar conta do IPTU Blumenau 2020
O imposto é cobrado para qualquer cidadão que possua um imóvel registrado em seu nome. No caso de familiares e dependentes, ou até mesmo de locação, o pagamento pode ser terceirizado, entretanto se houver atrasos ou inadimplências a cobrança final será para o proprietário.
O endividamento do IPTU acarreta, em outras coisas, na publicação do nome na lista de débitos do governo e também no leilão do imóvel, a depender do tempo de atraso.
Leia também: FGTS pode ser pago para desempregados nessas situações; confira!
Valores
O valor da cobrança varia de acordo com a localização e avaliação imobiliária do espaço. Quanto maior e mais bem avaliado, mais caro será o imposto. Já para as casas ou terrenos mais antigos e com baixo poder de venda, o tributo será menor.
A renda arrecadada com o IPTU será destinada para atividades dentro do próprio município. A gestão publicar deverá utilizar o pagamento para promover melhorias nas áreas de educação, cidade, cultura, transporte e mais. Esse ano, ainda não foi liberado um balanço com a estimativa por contribuinte.