Empréstimo consignado atrelado ao saque aniversário do FGTS pode trazer vantagens

FGTS proporciona nova modalidade de crédito para os brasileiros. Com a criação do saque-aniversário, os trabalhadores que desejarem poderão usar o valor do benefício como uma espécie de empréstimo consignado. A modalidade passará a funcionar a partir de abril e deverá modificar o cenário econômico nacional.

Empréstimo consignado atrelado ao saque aniversário do FGTS pode trazer vantagens (Imagem: Reprodução - Google)
Empréstimo consignado atrelado ao saque aniversário do FGTS pode trazer vantagens (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o governo federal, o empréstimo consignado tendo como garantia os resgates do FGTS, deve ser validada ainda nas próximas semanas.

Os beneficiários contarão com um juros menor do que os demais produtos de crédito, aumentando ainda mais a procura pela contratação.

Leia também: FGTS 2020 começa novo pagamento em Abril; confira as datas de saque

Espera-se taxações similares a linha de crédito consignado para os servidores públicos, que em dezembro ficou fixada em 21,4% ao ano, de acordo com o balanço feito pelo Banco Central (BC).

“É um endividamento saudável, porque têm taxas bem mais baratas do que as praticadas por outras modalidades de empréstimo pessoal. Mas deve ser usado com parcimônia, e não para consumo. O ideal é utilizar esse crédito para trocar uma dívida mais cara, difícil de pagar, por essa mais barata” pontuou Mauro Rochlin, professor dos MBAs da FGV.

O projeto ainda está sujeito à aprovação do Conselho Curador do FGTS, e contará com votos dos representantes do governo, patrões e trabalhadores.

O Conselho será o responsável por decidir quanto de juros será cobrado sobre o empréstimo consignado, e qual valor de parcela os bancos poderão bloquear do saldo do saque aniversário.

Leia também: Contribuição ao MEI sobe a partir deste mês; veja quanto fica

Questionada, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) deu total apoio ao serviço, alegando que aprova qualquer iniciativa que tenha como finalidade impulsionar o mercado de crédito no país.

A medida anunciada tem potencial para injetar recursos capazes de estimular a economia e aguardamos com otimismo a regulamentação que vem sendo elaborada no governo para garantir sua eficácia e segurança jurídica”.

O saque-aniversário foi criado em 2019, durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, e permite que os trabalhadores façam retiradas anuais de seus fundos de garantia. O calendário de pagamento ocorrerá de acordo com a data de nascimento dos cadastrados e sua aceitação é opcional.

A taxa de juros nessa modalidade deve ser mais barata porque os bancos terão certeza de que o dinheiro vai cair em conta, logo as chances de não ocorrer o pagamento da dívida são poucas. Até mesmo funcionários de empresas privadas vão se beneficiar com o consignado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA