Licenciamento RS 2020: aprenda a emitir o boleto de pagamento

Motoristas do Rio Grande do Sul devem ficar atentos. A partir do segundo semestre deste ano, a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo será suspensa. O procedimento passará a ser feito unicamente de forma digital, tendo como objetivo reduzir os gastos com papel e envio. Além de otimizar e facilitar a vida dos cidadãos com o licenciamento RS 2020 digital.

Licenciamento RS 2020: aprenda a emitir o boleto de pagamento (Imagem: Reprodução - Google)
Licenciamento RS 2020: aprenda a emitir o boleto de pagamento (Imagem: Reprodução – Google)

Visando incentivar a solicitação online, o governo do estado, em parceria com o Detran, já está disponibilizando a impressão da CRLV digital. A validação acontece por meio de uma leitura do QR Code presente no verso do documento.

Leia também: Licenciamento Pernambuco 2020 começa a ser cobrado nesta sexta; saiba as condições

Como emitir a guia online do licenciamento RS 2020

Para poder imprimir é fácil, basta acessar o Portal de Serviços do Detran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais).

O usuário precisará fazer um login, informando seus dados de cadastro do Portal Gov.br. Nessa etapa, são perguntados o nome, CPF e senha.

Quem ainda não está cadastrado, no momento de acesso será possível criar uma conta. O procedimento é fácil e gratuito. É preciso informar e-mail, data de nascimento, número do RG, entre outras informações.

Após concluir o cadastro e acessar a área reservada do usuário, é importante que o papel da impressora seja sulfite branco no formato A4, sendo impresso com tinta preta, em página única. Tais recomendações facilitarão na hora da leitura do QRCode e impedirá que o documento fique invalido.

No caso dos veículos de pessoa jurídica, a versão online deve ser acessada exclusivamente pelo portal do Detran, também informando o login de acesso.

A opção já está disponível desde o fim de 2019, validada por meio da Deliberação Nº 180, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Leia também: Vagas abertas em Ribeirão Preto e região fazem contratação imediata; confira!

Fim da versão impressa

O prazo final para a emissão impressa do licenciamento RS 2020, realizado pelo Detran em papel moeda, será até o dia 20 de junho.

Na sequência, o modelo será extinto não só no estado do Rio Grande do Sul, como nas demais regiões brasileiras. Os motoristas passarão a contar com a versão digital, acessada pelo aplicativo, ou a física, como citada acima.

No caso da utilização por aplicativo, o motorista não precisa se preocupar em andar com o papel no carro, pois ela será válida oficialmente em todo o território nacional.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.