Oportunidade de investimento para os trabalhadores de iniciativa privada. Com a criação do saque-aniversário do FGTS, os brasileiros poderão antecipar seus pagamentos com um crédito ainda mais barato. Segundo secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o serviço impulsionará a procura pelo consignado em todo o território nacional.
A modalidade de empréstimo deverá ser inclusiva e regulamentada nas normas do governo federal ainda nos próximos dois meses e apresenta um potencial imediato de até R$ 11 bilhões.
Leia também: Saque aniversário do FGTS será liberado só para as contas ativas? Entenda!
O funcionamento do serviço será parecido com a antecipação do Imposto de Renda e do 13° salário.
Sachsida explicou que para poder ter acesso, os brasileiros deverão estar devidamente cadastrados na modalidade aniversário, cumprindo um tempo de carência de até dois anos (estabelecido pelo programa). Entretanto, o pagamento pode ser antecipado, caso deseje, tendo alteração apenas em sua taxa de juros que ficará um pouco mais alta.
“A pessoa que quiser pegar por dois anos tem a melhor garantia do mercado, então a taxa (de juros) vai ser baixinha. Agora, à medida que ele for querendo pegar por mais tempo, ele pode? Pode, só que a taxa que o banco ofertar é um pouco diferente”, explicou o secretário ao portal Estadão.
Segundo ele, com a ação o governo federal espera aumentar a procura pelo serviço e liberar ainda mais verba para o trabalhador. “Vai ser muito barato”, defendeu ao afirmar que a taxa de juros deve ser menor que 2% ao mês.
Atualmente, o crédito consignado é destinado apenas aos servidores públicos, apresentando um juros mensal de 1,4%.
Com a criação do saque-aniversário do FGTS, o empréstimo poderá fazer parte do planejamento dos trabalhadores de iniciativa privada, aumentando a rotatividade do serviço financeiro.
Leia também: Cartão material escolar 2020: guia para saber como usufruir do benefício
“O dinheiro já está lá disponível. Então, acredito que vai ser tão competitivo quanto o consignado do servidor público”, declarou Sachsida.
A taxa de juros será menor e os bancos se sentirão mais confiantes em fazer o empréstimo por conta da credibilidade do fundo. Aderindo à modalidade, o trabalhador garante que todos os anos receberá o dinheiro e tem como prever a quantia.
Colocando esse valor como forma de pagamento em consignado, o banco sabe que as chances de perder são quase nulas. Já que parte do fundo de garantia vai cair no conta do trabalhador, e basta retirar automaticamente esse montante para o pagamento do empréstimo.
Sobre o saque aniversário do FGTS
Trata-se de uma nova modalidade de pagamentos do FGTS, desenvolvida durante o governo do presidente Jair Bolsonaro.
Ela permite que os trabalhadores cadastrados no programa façam saques anuais em seus fundos. Para poder aderir à proposta, basta acessar o site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal e fazer a portabilidade.